Conheça 3 atividades que diminuem o estresse no trabalho e proporcionam um dia muito mais produtivo e relaxante.
Não é de hoje que muitos procuram atividades que diminuem o estresse no trabalho.
Uma recente pesquisa realizada pelo International Stress Management Association, no Brasil (ISMA-BR), com profissionais das áreas de finanças, indústria e saúde das cidades de São Paulo e Porto Alegre, divulgou que 69% dos participantes afirmaram que o estresse causado pelo dia a dia de trabalho é a maior fonte estressora, quando comparado a outros fatores, acarretando em danos emocionais e físicos.
Entre os sintomas que os participantes da pesquisa relataram estavam as dores musculares, dores de cabeça, distúrbios no sono, além de angústia, ansiedade e irritação.
Segundo dados da Previdência Social, o estresse é um dos problemas que mais afastam os trabalhadores de suas atividades profissionais, perdendo apenas para traumas por acidente e DORT (Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho).
A Previdência estima que em breve o estresse se torne o principal motivo de faltas e afastamento do trabalho.
Apesar de a crise econômica não estar diretamente relacionada a isso, visto que profissionais de países em boas condições econômicas também sofrem do problema, pode ser considerada um fator agravante, já que o medo de ficar desempregado também pode gerar estresse.
O que é estresse e como ele afeta as pessoas
Muitos relacionam o estresse ao cansaço ou excesso de compromissos.
Mas o estresse, na verdade, é uma reação do nosso corpo a fatores de risco.
Nosso corpo libera uma série de mediadores químicos, como a adrenalina, provocando reações fisiológicas, que nos ajudam a lidar com o perigo.
Antigamente, nas épocas pré-históricas, nossos ancestrais ficavam em situação de estresse quando precisavam lutar ou fugir de uma fera. Portanto, o estresse não é algo novo em nossa vida.
O problema é que atualmente o nosso estresse é cumulativo e dificilmente passamos por aquele período pós-estresse, onde descarregamos as tensões e relaxamos.
Os fatores que causam o estresse moderno estão muitas vezes relacionados com pequenos, mas importantes, compromissos, como a conta que é preciso pagar, as metas de trabalho que é preciso entregar, o medo da demissão e etc.
Tudo isso causa um constante aumento da pressão arterial e do batimento cardíaco, fazendo com que as pessoas se acostumem com a sensação, sem perceber que estão, na verdade, acumulando estresse.
Veja Também: Diferença entre Doença Profissional e do Trabalho
Quando esses estímulos se tornam crônicos as consequências podem ser danosas ao organismo.
Quando a pessoa não consegue lidar com os problemas, o corpo começa a dar sinais de cansaço que podem fragilizar o sistema imunológico, nervoso e endócrino, afetando seu rendimento no dia a dia. Essa exaustão sim, é chamada de estresse.
Atividades que melhoram a qualidade de vida dos funcionários
Empresas que se preocupam com o bem estar e a saúde dos seus funcionários, contam com pessoas mais criativas e produtivas, beneficiando tanto o trabalhador quanto os resultados da empresa.
Por isso cada vez mais empresas de grande, médio e pequeno porte têm investido em atividades que proporcionem um ambiente de trabalho mais saudável e agradável.
Entre as principais atividades que diminuem o estresse no trabalho e proporcionam maior qualidade de vida ao funcionário, podemos destacar 3 principais:
- Palestras
- Quick Massage
- Ginástica Laboral
1. Palestras interativas
Palestras bem-humoradas e dinâmicas, por exemplo, têm ajudado os funcionários a enfrentarem as situações de estresse do dia a dia.
A Conceito Zen desde 2010 atua com diversos temas de palestras voltados à saúde e segurança e comportamento nas empresas.
Ao contratar palestrantes especializados para conversar com os funcionários, a empresa está proporcionando informação e conhecimento, que são fundamentais para que o indivíduo saiba lidar com a pressão do trabalho, além de quebrar o ritmo e proporcionar um momento de descontração no ambiente.
A Conceito Zen, empresa especializada em oferecer programas para SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), tem sido muito procurada para promover palestras voltadas a ergonomia, por exemplo.
Nesse tipo de palestra, os profissionais aprendem o que é ergonomia, como entender os sinais que o corpo dá, como melhorar a postura em pé e sentado e como realizar alongamentos, afim de reduzir o impacto das atividades do dia a dia, de forma a preservar a saúde do profissional e evitar as famosas lesões por esforço repetitivo, um dos principais fatores que levam ao afastamento de funcionários.
2. Quick Massage
Outra atividade que tem surtido muito efeito positivo e tem se popularizado nos ambientes corporativos é a Quick Massage, uma modalidade de massagem que pode ser aplicada por cima da própria roupa, tem duração de aproximadamente 15 ou 20 minutos (por isso se chama massagem rápida) e tem benefícios físicos e mentais comprovados cientificamente.
Quando bem aplicada, a Quick Massage reduz as tensões, melhora e sistema cardiovascular, além de prevenir as doenças por esforço repetitivos, também muito comum no ambiente corporativo.
3. Ginástica Laboral
O alongamento é importante para o bem estar e saúde das pessoas de forma geral e deve ser praticado todos os dias e não apenas antes da prática de atividades físicas.
Isso porque, ao alongar, o indivíduo melhora a postura, acaba com dores musculares e também consegue melhorar a circulação sanguínea, prevenindo uma série de doenças.
A Ginástica Laboral é uma das principais atividades que as empresas utilizam para diminuir o estresse no trabalho.
Quando o funcionário está bem informado e conhece essas técnicas, o risco de ele se lesionar ou sofrer com problemas decorrentes do estresse diminui consideravelmente.
Por que realizar atividades que diminuem o estresse no trabalho
As empresas devem implementar atividades que visam diminuir o estresse dos funcionários no ambiente corporativo, pois isso traz benefícios substanciais tanto para a equipe quanto para a organização como um todo.
O estresse crônico dos colaboradores pode levar a uma série de problemas de saúde física e mental, resultando em queda de produtividade, aumento do absenteísmo e maior rotatividade de funcionários.
Ao oferecer programas e atividades voltados para o bem-estar, as empresas podem ajudar os funcionários a lidar com as pressões do dia a dia e a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Além disso, ambientes de trabalho que promovem o bem-estar tendem a melhorar o engajamento dos colaboradores, aumentar a satisfação no trabalho e, consequentemente, contribuir para uma cultura corporativa positiva.
Isso resulta em uma equipe mais motivada, criativa e comprometida, aumentando a retenção de talentos e a reputação da empresa no mercado.
Em última análise, investir em iniciativas para reduzir o estresse dos funcionários é um investimento estratégico para a organização, refletindo-se em um ambiente mais saudável, produtivo e harmonioso, que, por sua vez, impacta positivamente o desempenho global da empresa.
Muito interessante estas dicas para diminuir o estresse no ambiente corporativo. Quanto mais ideias, melhor. Parabéns.
Olá Vladimir. Que bom que estas dicas lhe ajudaram. Com certeza o estresse é o mal da vida moderna, principalmente no ambiente de trabalho. Portanto, quanto mais ideias melhor mesmo.
Abraços,
Rafael
Olá Rafael, muito interessante.
Você poderia informar, por favor, a data da publicação do seu artigo? Pretendo utilizar no meu TCC.
Obrigada!
Olá Gabriela. Tudo bem?
Fico feliz em saber que este artigo lhe ajudou.
Você pode citar a fonte assim:
Autor: Rafael Lobo
Título: Atividades que diminuem o estresse no trabalho
Data de Publicação: 07/03/2017
Fonte: https://www.conceitozen.com.br/atividades-que-diminuem-o-estresse-no-trabalho.html
Abraços,
Rafael