Administração do tempo – Gerir bem o tempo é uma das chaves para se tornar mais produtivo e alcançar melhores resultados na vida pessoal e profissional.
Entender o que é administração e para que ela serve é fundamental para ter uma vida mais equilibrada.
Cada vez está mais difícil fazer uma boa administração de tempo. O espaço para procrastinação insiste em interromper atividades importantes.
Isso ocorre principalmente pelo avanço das tecnologias, que através de celulares e outros aparelhos acabam chamando a atenção.
Além deste cenário, o modelo de organização também pode atrapalhar no momento de ter bom desempenho e diminuir o estresse com a falta de tempo.
É importante ressaltar que quando o assunto é administração de tempo, trata-se de uma bola de neve para a vida pessoal.
Se no trabalho o tempo não é bem organizado, isso acaba atrapalhando a vida pessoal, que eleva os níveis de estresse, atrapalha no convívio social e por fim deixa a vida uma verdadeira bagunça. E nem sempre isso tem relação com o desvio de atenção. Muitas vezes somente a maneira de ordenar as atividades pode ocasionar problemas.
Neste artigo vamos listar algumas dicas para melhorar a administração de tempo e ainda explicar quais são os principais vilões nos momentos de perda de foco.
O que é a administração de tempo?
A administração de tempo pode ser intencional ou até mesmo involuntária. Você já parou para pensar o motivo de executar as tarefas em determinadas ordens? Já refletiu se elas realmente deveriam ser feitas assim? Pois é, um bom planejamento de tempo exige isso.
Para fazer essa administração, não existem muitos mistérios.
É recomendado elaborar uma lista de atividades, principalmente as profissionais, anotando quanto tempo elas levam para ser executadas, quais suas limitações e possíveis incompatibilidades na execução contínua em relação às outras tarefas.
Não precisa ser um cronograma engessado, porém sites como o Trello podem ser um diferencial no momento de listar aquelas que são prioridade e fazer um acompanhamento da execução.
Para quem trabalha com equipe, é ainda melhor, pois é possível alinhar as atividades de todos.
Como aumentar a produtividade
Para aumentar a produtividade utilizando algumas técnicas apresentadas em nossa palestra de administração de tempo, primeiramente, é muito importante eliminar alguns vícios que são determinantes.
1. Redes sociais: Muito cuidado ao misturar vida pessoal com profissional. Quando estiver em casa, nos seus momentos de lazer, até mesmo utilizando as redes, evite pensar em assuntos de trabalho. Agora quando o assunto é execução de tarefas profissionais, tente ignorar ao máximo a perda de foco. Cada momento que sua atenção é desviada, demanda um outro período até que você se localize onde parou.
2. Alternância: Não é recomendado que uma atividade seja executada por mais de 4 horas consecutivas. Isso com certeza afetará a produtividade e fará com que o resultado diminua com o tempo. Alternar atividades semelhantes é muito interessa, inclusive para a melhora da execução e uma maior sensação de bem-estar.
3. Liste prioridades: Mesmo que não seja sua atividade preferida, algumas vezes não é possível escolher. As atividades mais urgentes devem ser colocadas como prioridade. Evite deixar tarefas acumuladas para os 45′ do segundo tempo. Em todo começo de semana, monte uma lista com as demandas e faça isso de forma que no final tenha tempo para trabalhar as tarefas secundárias.
Administração do tempo = Mais qualidade de vida
Aplicando essas dicas e buscando conhecimento sobre gestão do tempo, você conseguirá ter uma vida muito mais tranquila.
Os momentos de descanso são tão importantes quanto o desempenho profissional.
Ambas as atividades devem ser executadas na plenitude e de maneira separada.
Cuide bem destes dois universos e sua vida será muito mais tranquila e produtiva.
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