AIDS ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

O HIV não é mais uma sentença de morte como antes, porém, é preciso conhecer mais sobre como preveni-lo e entender a diferença para a AIDS.

Apesar de já ter sido descoberta a um tempo atrás, a AIDS ainda é uma doença que preocupa a saúde pública e atinge milhões de pessoas no mundo todo.

AIDS é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e afeta o sistema imunológico humano.

Umas das principais preocupações é a demora da manifestação do vírus, porque dessa forma, muitas pessoas não se previnem e acabam espalhando a doença sem saber.

Neste artigo, exploraremos os diferentes aspectos da AIDS, incluindo sua causa, transmissão, sintomas, tratamento e prevenção.

Sendo um dos principais temas de palestra (link de nossa palestra de DST/AIDS) realizadas em SIPAT’s, vamos conhecer abaixo o que exatamente ela é e como se prevenir.

AIDS ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

O que é a AIDS?

AIDS é transmitida pelo vírus HIV e ataca o sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos.

Por isso, ela deixa o corpo livre, fraco e vulnerável para outras doenças entrarem, ou seja, o problema não é apenas ela em si, mas tudo que pode acarretar.

Doenças como uma simples gripe podem se tornar um grande problema.

Além disso, os tratamentos de doenças também ficam prejudicados.

Sintomas da AIDS

Uma doença silenciosa que demora para mostrar seus sintomas.

Pode demorar até 10 anos depois da contaminação para que a pessoa que contraiu a doença perceba algo errado.

A primeira fase da AIDS é a infecção aguda que ocorre logo após a contaminação e desenvolve os seguintes sintomas: febre, irritação na garganta, dor de cabeça, cansaço, mal estar, pequenas manchas vermelhas na pele e dor nos músculos.

Esses primeiros sintomas parecem com uma gripe e passam em torno de 15 dias, depois, começa a fase assintomática que dura em média 10 anos até que apareçam os sintomas mais fortes: suor noturno, fadiga, sinusite, candidíase oral e vaginal, inchaço dos gânglios linfáticos, emagrecimento evidente. Nesse momento, o sistema já está comprometido e fica aberto a outras doenças.

Causas da AIDS

A AIDS é causada pelo vírus HIV.

Ele entra na corrente sanguínea durante o contato com o próprio sangue ou secreções de um indivíduo contaminado.

Contágio da AIDS

A AIDS altamente contagiosa. A principal forma de transmissão é através das relações sexuais, mas pode ser transmitida também pelo contato sanguíneo com seringas ou agulhas, por exemplo, de mãe para filho durante a gestação, parto ou aleitamento.

Por isso, lembre-se que você pode sim conviver com uma pessoa portadora do vírus. Pode beijar, abraçar, dar carinho e partilhar do mesmo espaço sem se contaminar.

Tratamento da AIDS

O tratamento evolui e a AIDS hoje já não é mais uma sentença de morte.

Um soropositivo pode tranquilamente viver com qualidade de vida se seguir as recomendações médicas e tomar os remédios.

Lembre-se: Ter o vírus HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Existem muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar nenhum sintoma. Mas vale ainda a precaução: eles podem transmitir para outras pessoas.

Todo soropositivo tem tratamento gratuito pelo governo, mas a doença não tem cura. O tratamento é o antirretroviral, que prolonga a sobrevida e melhora a qualidade de vida do paciente, porque reduz a carga viral e reconstitui o sistema imunológico.

Prevenção da AIDS

Use preservativo em todas as relações sexuais.

Se precisar utilizar seringas e agulhas, escolha as descartáveis.

Na hora de transfusões de sangue, peça um teste prévio para ter certeza e use luvas se for manipular sangue ou feridas contaminadas.

Para as gestantes, é necessário fazer o teste e começar o pré-natal o mais rápido possível.

Apesar de ser uma doença grave, pessoas que possuem o vírus da AIDS podem viver bem e conviver com quem amam. Mas, a melhor escolha é se prevenir e orientar quem você conhece a fazer o mesmo.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *