Crises são oportunidades para analisarmos onde podemos melhorar nossas atitudes para ter um resultado diferente.
Que o Brasil está em crise, não é novidade para ninguém. Além de política, a crise é econômica também. Empresas fechando, demissões, preços subindo e parece que tudo caminha para dificultar as nossas vidas. Mas, para ajudar o país a sair desse período e não estagnar sua vida, é preciso tomar atitudes que mantém você motivado e preparado para qualquer situação.
Além das situações comentadas acima, em 2020 tivemos uma Pandemia a nível mundial que afetou muitas áreas da nossa vida também.
Se você é um empregador, é interessante se atentar também como sua organização pode seguir o exemplo das grandes empresas para motivar seus funcionários e contribuir para um ambiente mais saudável.
Separamos algumas dicas para que você se mantenha motivado mesmo em tempos de crise, afinal, uma hora isso vai passar!
1. Saiba seu objetivo
Para se manter motivado, é preciso saber onde quer chegar. Se não tiver um propósito bem estabelecido, é difícil ter vontade de batalhar por ele. Por isso, defina seu objetivo e corra atrás com vontade.
2. Defina metas
Defina pequenos objetivos que precisa alcançar para chegar no seu propósito. Cada pequena vitória vai motivar você e ainda ajuda a organizar seus planos.
3. Não fique parado
Não espere as coisas aconteceram. Mude, ouse, transforme. Se estiver trabalhando, tente apostar em novas ideias com responsabilidade. Se não estiver, aproveite a oportunidade para começar seu próprio negócio ou encontrar um diferencial para se destacar.
4. Atitude positiva
Nos momentos difíceis, a melhor atitude a se tomar é pensar e agir positivamente para resolver a situação. Uma atitude positiva pode ajudar a se destacar e ser um diferencial. Além disso, mantenha a calma. Se algumas pessoas foram demitidas não quer dizer que isso vai acontecer com você.
5. Mostre suas habilidades
Ter atitudes relevantes quando tudo está bem, é fácil. Agora, mostrar capacidades em momentos complicados não é para qualquer um. Por isso, mostre habilidades que podem ajudar a driblar a crise, como resiliência, improviso e coragem.
Veja Também: Motivação no Ambiente de Trabalho
Faça novos cursos, viva novas experiências e leve mais conhecimento para sua empresa. Busque conhecimento também, através de experiências de outros que já passaram por uma crise: veja como foi solucionada, quais as estratégias e o que pode ser adaptado para seu trabalho.
6. Pense diferente
Se você está cheio de problemas e não sabe o que fazer, a melhor coisa é pensar diferente. Tente encontrar uma solução, use sua criatividade e aposte nos talentos.
Nessa época, as empresas valorizam quem sugere soluções inovadoras, principalmente se tiverem baixo custo.
7. Analise seu cenário
Mesmo com praticamente o país inteiro em crise, existem alguns segmentos que possuem números positivos no mercado. Por isso, não se deixe abalar por comentários negativos ou reportagens na televisão. Analise cuidadosamente o mercado onde está inserido, quais são seus concorrentes e o que é necessário fazer para evoluir.
8. Seja leal
O mercado sempre é uma grande competição e, em momentos de crise, isso costuma aumentar. Por isso, destaque-se através do seu talento e dedicação, não seja desleal com os colegas e não passe por cima de ninguém.
9. Pense no futuro
A crise não dura para sempre. Por isso, depois de colocar em prática todas as atitudes para amenizá-la e continuar motivado, pense no futuro. Lembre-se de que logo isso vai melhorar e se você se destacar agora, vai poder aproveitar mais na frente.
10. Não esqueça a saúde
Com tanta pressão, você pode começar a ficar ansioso ou não dormir direito. Por isso, cuide da saúde e pratique exercícios físicos.
11. Aproveite os pequenos momentos
Você precisa saber a hora de relaxar. Por isso, curta intensamente tudo que mais gosta. Sair com os amigos ou ir no cinema. Nesses momentos, tente esquecer a pressão e aproveitar.
Essas dicas acima são parte de nossa palestra motivacional que você pode saber mais a respeito clicando aqui. Não é fácil passar por uma crise e sabemos disso, pois estamos sentindo na pele. Mas, com as atitudes certas, você pode encontrar uma forma de continuar motivado e até voltar desse momento melhor do que esperava.
Comentários
Nenhum comentário ainda.