Qual a Importância da Gestão do Tempo?

Alguns métodos eficazes são importantes para que você consiga fazer uma melhor gestão do tempo e ser mais produtivo.

A gestão do tempo é responsável por lhe ajudar a ser mais produtivo.

O dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido em meio a diversas tarefas pessoas e profissionais.

Para muitos profissionais, é difícil separar as ocupações, manter a produtividade, qualidade ao mesmo tempo cuidar da vida particular.

A habilidade de gerenciar eficientemente o tempo é um diferencial que separa os profissionais bem-sucedidos daqueles que lutam para acompanhar as demandas do dia a dia.

A importância da gestão do tempo reside na capacidade de priorizar tarefas, estabelecer metas realistas, evitar a procrastinação e manter o foco nas atividades mais relevantes.

Nesse contexto, a gestão de tempo ganha uma importância notória, que será apresentada adiante neste texto, juntamente com dicas para ter um controle melhor do seu tempo.

Homem olhando para o relógio para gerir seu tempo

Como fazer a gestão do tempo?

Seguindo alguns passos simples, você conseguirá fazer uma boa gestão de tempo e poderá otimizar todas as suas atividades. Lembre-se: Nem sempre é por falta de tempo que você não realiza todas as tarefas que deseja, algumas vezes, apenas a falta de gestão faz com que o processo seja desacelerado.

1. Tenha uma agenda

Ter uma agenda não significa necessariamente ter um caderno com datas e calendário para anotar cada compromisso, afinal, hoje em dia as opções são variadas, existindo até mesmo aplicativos e cardenetas mais versáteis para se organizar.

É uma forma simples, porém com grande potencial para administrar a sua rotina.

É preciso ter disciplina e se comprometer a atualizá-la sempre que necessário. Tente mantê-la por perto, pois é uma forma de cultivar a familiaridade com o novo hábito.

2. Organize suas tarefas

Quais são suas principais tarefas profissionais e pessoais? Quais são os prazos? O que exigem de você?

São perguntas que precisam ser respondidas para que seja possível organizar as suas tarefas e assim identificar as principais prioridades, entender os prazos e observar o que pode ser feito no seu dia a dia para atendê-las.

Outra questão importante é o foco. Após organizar as prioridades, organize as tarefas em focos únicos e trabalhe elas em universos isolados. Com foco, os resultados logo serão evidentes.

Veja Também: O que é e para que serve Administração do Tempo

3. Evite adiar

Um grande problema que afeta não só a vida pessoal, como também a profissional, é começar algo e não finalizar, principalmente pela mentalidade de adiar e terminar outro dia, quando este dia chega, muitas vezes o prazo já acabou ou está perto de acabar.

Uma vez que suas tarefas estão bem definidas, busque realizadas e evite acumular restos de várias atividades para fazer.

4. Visualize os possíveis resultados

Quais são os principais obstáculos para os resultados que deseja alcançar?

Tente mensurar os seus resultados, levando em consideração as principais falhas e contratempos.

Tente se planejar mais e ter disciplina para alcançar seus objetivos, se comprometa consigo mesmo, sua vida pessoal e profissional.

Quais são as vantagens em ter melhor gestão do tempo?

Ao aprimorar a sua gestão do tempo, é possível afastar fatores que podem comprometer severamente a sua vida, não apenas a pessoal devido ao estresse, frustração e falta de tempo, como também a profissional, pois todos esses fatores são capazes de afetar a consistência de seu trabalho, a sua produtividade e comprometimento.

Atender a prazos e mostrar responsabilidade são atitudes indispensáveis em qualquer área da vida, a gestão de tempo permite que você se organize e viva de forma mais eficiente e tranquila, uma vez que a pressão é amenizada e a consciência de prazos é estabelecida de forma mais clara conforme novos hábitos vão sendo criados e seguidos ao longo dos dias.

Sem dúvidas, uma gestão de tempo executada de maneira adequada e com disciplina, é capaz de apresentar uma melhor qualidade de vida de forma geral, com mais tarefas executadas no prazo certo, maior foco, mais oportunidades aproveitadas, melhor reputação e um maior controle do que está ocorrendo em sua vida.

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Sobre o Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de 20 anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

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