Sabendo que quase metade da população brasileira está acima do peso, entenda como a prevenção da obesidade e sedentarismo precisam ser mais tratadas dentro das empresas.
Ao abordar a obesidade e o sedentarismo, é válido citar que são condições mundialmente preocupantes, uma vez que favorecem o estabelecimento de muitas doenças severas e causam grande impacto na sociedade como um todo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o mínimo de 150 minutos de exercícios físicos moderadas semanalmente, número que atualmente, é muito difícil ser atendido por diversas pessoas, em especial, os jovens.
A seguir, confira mais informações sobre a obesidade e o sedentarismo e quais suas consequências.
Obesidade e sedentarismo – Causas e detalhes
Aponta-se que o sedentarismo diz respeito a falta de atividade física do ser humano. No entanto, é preciso considerar que nesse cenário não é apenas importante a prática desportiva, como também as ações diárias que podem decair, com o portador apresentando cada vez mais indisposição.
Já obesidade pode atingir diferentes faixas etárias, desde os bebês, até idosos, aponta-se que o sedentarismo seja um dos principais fatores que favorecem o aparecimento da condição, uma vez que favorece a inatividade física e os excessos nas refeições.
Aponta-se que a pessoa está no quadro de obesidade quando o índice de massa corporal é a partir de 30.
Nesta condição, é possível que a pessoa fique mais vulnerável a uma série de doenças além das cardiovasculares, como as varizes, resistência a insulina, dermatopatias e hérnias.
Impactos da obesidade e sedentarismo
Um dos grandes fatores que geram preocupação em torno destes problemas, especialmente quando se trata da obesidade, é a vulnerabilidade do organismo a problemas de saúde, com destaque maior para diabetes, hipertensão e problemas que acometem o sistema cardiovascular.
Tanto a vida profissional, quanto a pessoal é afetada, não apenas pela saúde que passa a ser mais vulnerável, como também pela disposição do portador de sedentarismo e obesidade. É importante que a conscientização seja realizada entre as pessoas, incluindo no ambiente de trabalho, afinal, colaboradores neste estado podem apresentar produtividade, comprometimento e qualidade do trabalho afetados.
Veja Também: Os Custos Das Doenças Crônicas Para as Empresas
Tratamentos para obesidade e sedentarismo
Os principais tratamentos realizados para combater ambos os problemas, são alterações no estilo de vida.
No caso do sedentarismo, realizar terapia e exercícios físicos pode ser vantajoso.
Já para pessoas que apresentam a obesidade juntamente com o sedentarismo, além da terapia comportamental e realização de exercícios físicos, é possível que ocorra o tratamento medicamentoso visando a perda de peso e uma dieta balanceada.
A importância da conscientização
A saúde como um todo pode ser comprometida nestes quadros, afinal, é preciso ter noção de que o organismo vai ficando cada vez mais vulnerável e um problema pode desencadear outro ainda mais severo.
Uma vez que a obesidade é um problema de saúde mundial, promover a conscientização de todas as formas possíveis é indispensável.
A Conceito Zen realiza sua contribuição ao combate da obesidade e sedentarismo através de palestras interativas e dinâmicas realizadas dentro das empresas de todos os segmentos e portes.
Caso queira saber mais a respeito de nossa palestra sobre qualidade de vida, clique aqui.
A obesidade e sedentarismo são problemas capazes de comprometer a qualidade de vida e saúde das pessoas desde poucos anos de idade. É importante que a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos recebam maior valorização de todos.
Naturalmente, existem limitações gerais e individuais na sociedade, é preciso atingir o ponto que é possível e conscientizar englobando todas as questões que os problemas podem envolver e requisitar na hora do tratamento, como fatores psicológicos e nutricionais.
Comentários
Nenhum comentário ainda.