Análise de risco é uma das etapas do processo de coordenação de riscos que as empresas realizam como forma de avaliação das possibilidades de acidentes ocorrerem no ambiente de trabalho.
A análise de riscos é um estudo técnico que tem como principal objetivo a identificação de riscos presentes nos ambientes de trabalho, tomando como base o meio ambiente e a presença de terceiros.
Ainda assim, a avaliação de riscos é um dos elementos essenciais para a gestão da saúde e segurança do ocupacional, como o intuito de determinar as medidas adequadas para combater os riscos encontrados e avaliados no setor trabalhista.
A partir desse ponto de vista, desenvolvemos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre análise de riscos.
Acompanhe o restante do texto a partir dos demais tópicos deste artigo.
Como realizar uma análise de riscos?
A análise de riscos é um procedimento que envolve as seguintes ações:
- Análise do ambiente ocupacional;
- Identificação de todos os riscos;
- Analise de riscos e realização de medidas preventivas;
- Registro de todos os riscos, bem como implementação de alternativas seguras;
- Revisão e análise de riscos;
Deste modo, é necessário ter em mente que cada uma das etapas mencionadas acima é de extrema importância no âmbito do trabalho, pois ambas têm como principal objetivo assegurar que os trabalhadores das empresas não ficarão expostos aos riscos ocupacionais.
Análise do ambiente de trabalho
É imprescindível ressaltar que a análise de riscos age diferentemente para cada local de trabalho, atividade e para cada maquinário operado.
Por conta disso, é importante reconhecer o ambiente, bem como as pessoas envolvidas, os procedimentos realizados e as informações que os colaboradores têm a dizer, pois eles enfrentam os riscos durante a rotina de trabalho.
Identificação dos riscos
Depois da análise do ambiente de trabalho, é a vez de identificar os riscos presentes no local previamente analisado.
Sendo assim, o profissional pode realizar esta etapa anotando todos os dados de cada atividade suspeita, presenciada durante a análise do ambiente e identificar os riscos atrelados aos funcionários da organização.
Leia Também: Por que é Importante Reportar Riscos de Acidentes
Analisar os riscos e realizar medidas preventivas
Depois de identificar os riscos presentes no local de trabalho, o profissional consegue identificar quais colaboradores estão expostos aos riscos e, deste modo, pode realizar todas as medidas preventivas necessárias, bem como os procedimentos de segurança do trabalho.
Leia Também: O que é APR – Análise Preliminar de Risco
Documente todos os procedimentos de segurança
Neste contexto, todos os dados são reunidos em um documento, mais precisamente um mapa de riscos do ambiente de trabalho. Com isso, é possível tomar cada decisão acerca dos riscos de trabalho, assim como a prevenção dos mesmos.
Assim sendo, depois de realizado todo o procedimento é a vez de revisar o documento. Revisar todos os passos é imprescindível, especialmente para garantir a assertividade de todos os procedimentos tomados durante o trabalho.
É necessário também lembrar que qualquer alteração do ambiente, ou na execução e nos processos do trabalho deve ser acompanhada por uma nova análise de risco.
Assim sendo, o procedimento deve ser realizado para assegurar que os profissionais de determinada organização não vá sofrer nenhum tipo de acidente em decorrência dos processos trabalhistas. Com isso, a implementação de um ambiente de trabalho seguro é muito mais fácil de garantida.
Eu acredito que é muito bom e interessante a gente se aperfeiçoar e desenvolver nosso raciocínio, porém, umas das criticas que faço na nossa área de SST, é que se desenvolvem muitos documentos, é uma área muito burocrática. Por exemplo, essa AR – análise de Risco, eu trabalho em uma empresa e nós já temos o nosso PPRA que deve contemplar esse documento, porém, essa AR deve ser inserida no processo de trabalho quando vamos executar um trabalho específico, onde ali pode-se gerar novas possibilidades de riscos ainda não identificados, ou riscos específicos para aquele momento. Ou seja, em nossa área devemos gostar de consultar, buscar, desenvolver e executar essas atividades de forma intensa pratica e teórica.
Olá José Carlos.
Realmente, a área de SST é muito burocrática e exige constante aperfeiçoamento de seus profissionais.
Abraços,
Rafael
Gostei o que aprendi.
Obrigado.
Olá Justino.
Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo.
Grato,
Rafael
Boa tarde, vc disponibiliza um modelo de AR? para atividade em altura?
Olá Raidalva.
Não fornecemos nenhum tipo de material.
Grato,
Rafael