Veja dicas simples, mas que irão fazer grande diferença para evitar o estresse no ambiente de trabalho.
O estresse é uma condição comum na vida humana. Pode ser gerado de diversas formas, sendo que as condições de trabalho estão entre as principais. É preciso acordar cedo, pegar o carro e enfrentar o trânsito ou então ir no metrô ou ônibus lotado até a empresa. Com certeza, situações assim não são fáceis e muitas vezes você já inicia o dia estressado, não é mesmo?
O descanso é uma das principais medidas que deve ser tomado para que o problema não piore. As empresas têm buscado cada vez mais soluções para manter os funcionários motivados, longe da depressão e do estresse. A produção cai, assim como a qualidade de vida piora.
Evitar o estresse no ambiente de trabalho é fundamental para garantir sua produtividade e motivação e por este motivo daremos algumas dicas de como você pode evitar o estresse no trabalho.
Estresse causa dificuldades no trabalho
Não só a qualidade na vida pessoal será afetada, como o desempenho no trabalho poderá ser comprometido caso a pessoa esteja muito estressada. Isso acontece porque o relacionamento com as pessoas tende a ficar conturbado, as pessoas passam a ser fechadas e reclusas. Pessoas estressadas também costumam focar mais nos problemas do que nas soluções.
As pessoas estressadas causam complicações principalmente nos trabalhos em equipe, podendo gerar problemas em relação a produtividade da empresa. Funcionários estressados não são interessantes, já que podem acabar “contaminando” os colegas e tornando este ciclo vicioso. Pensando nisso, as empresas têm tomado algumas ações práticas para reduzirem estas condições.
Vida pessoal e trabalho
É importante que exista um limite entre vida profissional e trabalho. A pessoa deverá saber diferenciar e separar as duas questões. Por mais que isto seja difícil, tendo em vista que, somos humanos e com sentimentos, é necessário foco nas duas situações.
Quando você estiver em casa, esqueça dos problemas do ambiente de trabalho, porque quanto mais os trabalhos forem levados para casa, mais complicado será para manter a tranquilidade. Vale repensar que, de casa, você não conseguirá resolver nada.
O mesmo vale para quando estiver no trabalho. Foque sua atenção em suas atividades laborais, pois do local de trabalho você não conseguirá dar atenção total a uma situação pessoal.
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Como reduzir o estresse no trabalho?
O estresse faz parte da vida de muitas pessoas e pode ser causado por diversos fatores. Os funcionários que vivem em ritmos acelerados estão propensos a sofrerem com este mal, mas felizmente existe tratamento. O ideal é fazer pausas durante a jornada de trabalho, para que a sua mente possa descansar.
É importante frisar que algumas empresas vêm investindo na realização de palestras voltadas para a resolução do estresse e melhoria na qualidade de vida. Assim os colaboradores passam a se conscientizar sobre a condição e aprendem técnicas para evitar o problema ou reduzir os sintomas. Aliado ao descanso, o resultado tende a ser positivo.
A Conceito Zen possui uma palestra interativa sobre estresse onde damos dicas práticas para você já realizar logo após a apresentação. Para conferir o conteúdo abordado em nossa palestra sobre estresse, clique aqui.
Para lhe ajudar agora, listamos 3 formas de reduzir o estresse. Podem parecer simples, porém juntas fazem uma grande diferença!
1 – Seja mais otimista
É interessante pensar positivo, não que isso por si só farão as coisas acontecerem, mas porque pensamentos otimistas vão levar o cérebro a se concentrar em assuntos mais importantes, que tragam algum acréscimo a mente e não temas ruins e estressantes.
Além de ser otimista, é importante criar um ambiente otimista, transmitindo isso e fazendo com que tudo, até mesmo os fatores que influenciam o subconsciente, estejam em convergência para a manutenção de um ambiente positivo.
2 – Respire fundo mais vezes no dia
Essa é uma maneira simples de evitar o estresse. Respirar é uma ação automática de nosso corpo e nem nos damos conta da sua importância. Se estiver estressado no trabalho, procure um lugar calmo, feche a porta e respire fundo. Essa medida deverá reduzir o nervosismo já que respirando de maneira correta e devagar você leva mais oxigênio ao cérebro.
Algumas empresas apostam em espaços para meditação. Estimular a calma, reflexão e virtudes deste sentido faz com que os problemas sejam resolvidos com maior lucidez. Deixar os canais de diálogo abertos também fazem com que atitudes extremadas sejam evitadas, sendo assim é possível respirar fundo, racionalizar os problemas e ter uma via de contato livre para buscar a resolução.
3 – Invista na sua qualidade de vida
Invista em qualidade de vida! Esse é um fator que é fundamental para a estabilização emocional. Elimine fatores que causem descontentamento ou estresse. Se você enfrenta muito trânsito no horário de deslocamento para o trabalho, mude os horários, mude a rota, otimize isso! Essa lógica vale para muitas outras áreas.
Não conviva com o estresse. Não deixe o estresse acumular. Liste os causadores, busque ajuda para entender o que está lhe estressando e gradativamente (de forma racional) elimine isso.
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