Na hora de contratar uma empresa para realizar as atividades da sua SIPAT, fuja de surpresas desagradáveis com nossas dicas.
Ao surgir a pauta “SIPAT” durante uma reunião da CIPA é importante que a empresa comece a planejar o desenvolvimento deste evento que é um dos mais importantes no que se refere a segurança no trabalho e saúde.
Campanhas sobre segurança do trabalho devem ser feitas diariamente e não serem deixadas somente para o evento da semana da SIPAT.
Pensando então na dificuldade que é encontrar boas empresas no mercado, destacamos 5 dicas importantes para que você reflita na hora de procurar a consultoria que fará as atividades de sua SIPAT.
1 – A empresa que você está pesquisando tem referência e boa reputação?
Não faça nenhuma conclusão sobre a reputação de uma empresa apenas pelo site da consultoria.
Não acredite em frases como “somos líder de mercado”, “atuamos há mais de x anos”, “já realizamos mais de “x” SIPAT’s”, entre outras coisas.
Assim como o papel, em um site podemos escrever o que bem entendemos que ele aceitará tudo! É isso mesmo!
Na hora de conhecer melhor a empresa, peça referências de SIPAT’s já realizadas. Mais do que isso, peça o contato (telefone ou e-mail) das últimas empresas onde a consultoria realizou o trabalho e solicite informações. Estes contatos serão fundamentais para que você tenha uma pequena noção da qualidade das apresentações.
Hoje em dia é muito simples avaliar a reputação de uma empresa através do Google. Vá até o site do buscador e digite o nome da empresa e verifique as avaliações realizadas por pessoas reais em sites como:
- Google Meu Negócio
- Reclame Aqui
- Jus Brasil (Site que você pode consultar se a empresa está sendo processada por algum motivo)
Acesse também as redes sociais (Facebook e Instagram) para ver se a empresa publica fotos das atividades realizadas por ela e se há depoimentos de clientes.
Veja abaixo o exemplo de feedback feito por clientes reais da Conceito Zen a respeito de nossa empresa:
2 – A consultoria está enquadrada em qual ramo de atividade?
Assim que tiver boas referências, peça para que a consultoria envie seus dados cadastrais para análise. Desconfie de empresas que colocam obstáculo no envio.
NÃO SEJA CONIVENTE COM FRAUDES!
Empresa enquadrada como “comércio” e afins não é consultoria ou assessoria. Portanto, ao realizar palestras e treinamentos, esta “empresa” comete uma fraude, o que prejudica sua empresa em uma auditoria interna.
Pense na responsabilidade social com a destinação de impostos!
Comércio é comercio e consultoria é consultoria. CAPICHE?
Antes de contratar um palestrante microempreendedor individual (MEI) veja com o financeiro antes se este tipo de enquadramento é aceito pela empresa. Em alguns casos, algumas empresas não realizam este tipo de contrato.
3 – Quem são os palestrantes que farão as palestras?
Durante o período de escolha da consultoria, não tenha receio em questionar a formação dos profissionais que realizarão as palestras.
Qual a experiência deste profissional em SIPAT?
Para empresas que trabalham com “banco de palestrantes” é importante que você saiba quem realmente fará a palestra para sua empresa!
É importante questionar a consultoria para não correr o risco de contratá-la achando que contará com um palestrante experiente e no dia da apresentação não é o profissional que a empresa esperava!
Não tenha surpresas! Certifique-se que o responsável pelas apresentações seja realmente alguém com formação, experiência e que fará a diferença em sua SIPAT.
4 – Quais são os resultados que sua empresa espera da consultoria?
Qual o objetivo da sua empresa ao contratar uma consultoria para SIPAT?
Converse abertamente com a consultoria. Repasse o histórico e experiências das SIPAT’s já realizadas. O que funcionou, o que não funcionou, o que a empresa não quer em hipótese alguma…
Esclareça o tipo de abordagem desejado nas palestras. A empresa quer uma palestra mais técnica ou uma apresentação com foco comportamental? Evite surpresas!
Saiba exatamente o tipo de abordagem nas apresentações para que a palestra tenha o efeito desejado de acordo com o perfil da sua empresa!
5 – Preço será o diferencial na contração da consultoria?
Será que quanto mais caro a palestra, melhor o palestrante e a consultoria? Quanto mais barato a palestra, pior o palestrante e a consultoria?
Não avalie uma empresa pelo preço pedido pelas atividades e sim pelo valor oferecido quanto aos serviços. Quando falamos de serviços, preço é algo muito complexo!
Algumas consultorias oferecem brindes como diferencial, mas tome muito cuidado devido a qualidade destes materiais. Escrevemos um artigo com 14 ideias de brindes para SIPAT gratuitos e pagos e que farão sucesso em seu evento.
A melhor dica? Solicite pelo menos 5 orçamentos de consultorias diferentes.
Sugestão de leitura:
Conclusão na hora de contratar uma consultoria
Avalie bem o que sua empresa necessita e colete informações e referências das empresas que mais lhe chamaram a atenção!
Lembre que a SIPAT é uma ferramenta poderosa para conscientizar os funcionários da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Na hora de finalizar a contratação da consultoria responsável pelas atividades da SIPAT, faça uma análise de todos os itens aqui comentados e boa sorte!
Sensacional mesmo este conteúdo. Aprovo tudo!
Já passei maus bocados com algumas contratações de empresas na SIPAT e se eu tivesse lido isto antes, com certeza não teria tido problemas! Bom, pelo menos serve de experiência né? kkk
Abraços,
Paulo
Olá Paulo. rs
Realmente, os apertos devem servir somente de experiências mesmo!
Qualquer necessidade é só escrever.
Abraços.