Não há fórmula padrão para falar sobre drogas no ambiente de trabalho, mas, algumas ações são essenciais para ajudar quem precisa.
Um erro muito encontrado por equipe de prevenções a drogas dentro das empresas é a negação dos empregadores quanto ao problema. Muitos deles dizem que ali não existem pessoas que são dependentes químicas e que não precisam de um projeto de prevenção.
Se você já fez ou estava pensando em fazer isso, é hora de parar. Às vezes, existem pessoas precisando de ajuda, e que podem atrapalhar a produtividade da sua empresa, mas você não percebeu.
As drogas atingem milhares de pessoas em todo mundo, independentemente de quais sejam. O ambiente de trabalho também não está livre desse mal, já que quem é dependente químico carrega consigo o vício e os malefícios das drogas. Por isso, vamos explicar abaixo como é possível dentro da empresa, prevenir e combater o uso junto a seus funcionários e qual o papel das palestras nesse momento.
Como as drogas afetam o ambiente de trabalho
É mais difícil de identificar usuários de drogas dentro do trabalho, porque os sintomas passam despercebidos. Mas, em sua maioria, o funcionário tem uma grande queda de produtividade e falta de motivação.
É importante ter em mente que a droga não escolhe se vai atingir o superior da empresa ou o estagiário, por isso, deve-se estar atento a todos os seus colaboradores.
Cada tipo de droga interfere de forma diferente no rendimento do funcionário, vamos ver abaixo as principais delas:
Álcool: Sensação de moleza, cansaço, dificuldade de concentração, dor de cabeça e enjoo. Ele é responsável pela maioria das faltas no trabalho, já que normalmente a pessoa que bebe em excesso fica de ressaca e não consegue voltar.
Cigarro: Existem estatísticas que mostram que a cada 30 minutos, um fumante começa a apresentar sinais de abstinência do cigarro, ficando irritado, inquieto, ansioso e sem conseguir se concentrar. Por isso, fumantes acabam fazendo muitas pausas durante o trabalho, perdendo grande tempo durante o dia. Ainda, a produtividade de quem utiliza essa substancia diminui, já que ele baixa o nível de disposição.
Maconha: Quem usa maconha normalmente fica desatento, disperso e com dificuldade de realizar tarefas complexas. A capacidade de concentração também fica debilitada até dois dias depois do uso.
Cocaína: Instabilidade mental, impulsividade e irritação. O consumo da cocaína causa, além do que foi citado acima, euforia em excesso, agressividade e até depressão após o efeito acabar.
Como ajudar um funcionário dependente
Existem inúmeras maneiras de ajudar seu colaborador nesse momento, mas a primeira, é aceitar que ele é um dependente químico. É necessário também disponibilizar apoio psicológico tanto para ele quanto para a família. Assegure-se também de lembrar ao funcionário que ele não será dispensado da empresa se seguir o tratamento.
Mas, como prevenir o vício?
As palestras sobre drogas (☚ link do conteúdo de nossa palestra) são um dos principais meios de prevenir e informar seus funcionários de seus malefícios. Nossa equipe de palestrantes é especializado em tratar este assunto de forma consciente e leve e esta é uma excelente forma de sua empresa demonstrar à seus funcionários interessa com seu bem-estar.
Você pode ainda criar programas dentro da sua empresa envolvendo todos os setores, que incentivem a prevenção e o combate as drogas. Assim como dito antes, deixe claro que quem participar do programa não será demitido. Uma dica aqui é incluir esse programa em um outro maior, como sobre qualidade de vida, para diminuir o preconceito de outros colaboradores.
Se possível, ofereça ajuda de custo a profissionais que seu funcionário precisará procurar para fazer o tratamento.
Não existe uma fórmula para a abordagem contra as drogas no ambiente de trabalho, mas, ajudar de todas as maneiras possíveis é sempre um bom começo.
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