O abuso do álcool pode afetar a saúde e segurança dos funcionários na empresa. Como abordar este assunto tão delicado?
Todos sabemos como o alcoolismo pode trazer riscos à saúde, mas você sabia que é importante também tratar deste problema que afeta alguns indivíduos dentro das empresas com o objetivo de mantê-las seguras?
O alcoolismo é caracterizado pela necessidade diária de ingerir bebidas alcoólicas, sendo, portanto, uma doença que pode trazer malefícios para saúde física e mental do trabalhador.
Dessa forma, esse comportamento está diretamente relacionado a segurança do trabalhador, uma vez que o bem estar emocional e comportamental do funcionário pode estar afetado.
Como o alcoolismo pode afetar a segurança do trabalhador
Todas as empresas devem buscar exercer ações de prevenção ao uso indevido do álcool, de forma que esse não possa vir comprometer a segurança do trabalhador.
Por isso, é importante que toda empresa desenvolva trabalhos internos educativos de conscientização do problema e enfatizar como o alcoolismo pode trazer malefícios para o ambiente de trabalho e para a vida pessoal.
O alcoolismo afeta todo o meio onde o indivíduo convive, seja no meio social, familiar e no trabalho. Além disso, o problema pode trazer riscos à saúde.
No ambiente de trabalho, os efeitos do álcool podem diminuir a eficiência e produtividade do funcionário, além disso pode deixá-lo mais suscetível ao erro e, portanto, prejudicar a sua própria segurança e dos funcionários em sua volta.
Consequências do alcoolismo no ambiente de trabalho
Existem inúmeros pontos negativos que o alcoolismo pode trazer para vida de um indivíduo, a seguir listamos algumas consequências que esse problema pode trazer ao ambiente de trabalho.
1. Trabalhadores tornam-se menos produtivos: O excesso de álcool no organismo pode trazer mudanças psíquicas e comportamentais nos indivíduos e dessa forma pode deixar o colaborador menos eficiente nas tarefas diárias.
2. Maior quantidade de afastamento médico: Dados confirmam que o alcoolismo pode gerar cerca de três vezes mais casos de afastamento médico do que aqueles gerados por outras doenças.
3. Maior probabilidade de atrasos, conflitos e problemas disciplinares: O alcoolismo também pode aumentar a probabilidade do empregado se atrasar para o trabalho, devido aos efeitos da bebida alcoólica.
4. Pode prejudicar a segurança do trabalhador: Outra consequência bastante grave é o aumento das chances de ocorrência de acidentes do trabalho, tanto para si, quanto para os colegas. Alguns dados confirmam, que o alcoolismo pode aumentar cerca de 5 vezes a chance de risco à segurança do trabalhador.
Além disso, as mudanças de humor e comportamental podem ocasionar em conflitos entre o indivíduo com seus colegas e até mesmo com chefes e outros superiores. Dessa forma, ocasionando em um mal comportamento dentro do ambiente de trabalho.
Como abordar o assunto dentro da empresa?
Para evitar que o alcoolismo chegue dentro da empresa, é preciso investir em palestras de conscientização sobre prevenção do alcoolismo. A empresa Conceito Zen presta serviços para o meio corporativo com palestras interativas voltadas para saúde e segurança no trabalho.
Além disso, caso haja algum caso dentro da empresa, a abordagem deve ser feita de forma cuidadosa, afinal é uma questão bastante delicada. Por isso, busque agir de forma cautelosa, sem humilhações e falatórios.
Porém, ao mesmo tempo não pode deixar o caso de lado, pois isso pode comprometer ainda mais o bom andamento da empresa e até mesmo a segurança do trabalhador.
Tema muito importante! falarei deste tema amanha.
Olá José.
Boa apresentação! Este tema é realmente muito importante ser debatido nas empresas.
Abraços,
Rafael