Benefícios da Inteligência Emocional no Trabalho

Utilizar a inteligência no ambiente de trabalho pode lhe proporcionar diversos benefícios e é um dos grandes diferenciais hoje em dia.

O sucesso de uma empresa passa muito pela inteligência emocional dos seus colaboradores. Pesquisadores do mundo inteiro tem estudado esse tipo de questão, verificando que pode ser o passo necessário para atingir o sucesso e se destacar no ambiente de trabalho. Pessoas com essa habilidade conseguem tomar decisões de maneira mais clara, com maior possibilidade de acerto.

O líder da empresa precisa refletir sobre alguns conceitos impregnados na sociedade. Nem sempre as qualificações técnicas e acadêmicas são o diferencial para os profissionais. É preciso ter foco, saber ouvir e conseguir assimilar com facilidade o que seus superiores estão pedindo. A inteligência emocional ajuda com essas questões.

Colaboradores que possuem inteligência emocional trazem grandes benefícios para as empresas onde atuam. Uma pessoa com essa capacidade conseguirá separar os assuntos pessoais e profissionais, focando no trabalho. A emoção pode influenciar no raciocínio.

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O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é uma característica que não se mantém estável ao longo da vida de uma pessoa. Ela serve para trabalhar em conjunto com as outras inteligências, ajudando o ser a conseguir sua evolução. Com ela é possível acessar e gerar sentimentos por meio dos pensamentos. Ter este níveis de modo adequado faz aumentar o desempenho no trabalho.

Quais os benefícios da inteligência emocional no trabalho?

Os líderes das empresas devem buscar o melhor desempenho em cada um de seus funcionários. O ideal é formar um time colaborativo e interligado, fazendo com que as metas sejam atingidas a cada dia. Através da inteligência emocional é possível conversar com estes colaboradores, indicando o que precisa ser melhorado para atingir o objetivo proposto pela empresa.

Os funcionários poderão trabalhar os seus pontos fortes e fracos, aumentando a sua produtividade. Por meio da inteligência emocional é possível aumentar o foco e a concentração da equipe. Esse tipo de técnica ajuda a separar o lado pessoal do lado profissional, assim o líder poderá realizar as cobranças necessárias de uma maneira que o funcionário não leve para o lado pessoal.

Por que é importante a inteligência emocional?

Colaborares com inteligência emocional conseguem aumentar a sua rede de relacionamentos, possuem maior capacidade de resiliência e auxiliam companheiros de trabalho. Essas pessoas geralmente apresentam mais facilidade na aprendizagem de novas tarefas e podem ocupar posições de liderança. Esse tipo de habilidade é importante para o ser humano e para suas funções no trabalho.

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Inteligência emocional e o controle da personalidade

A inteligência emocional ajuda as organizações empresariais a alcançarem os seus objetivos. Colaboradores que dominam essas técnicas passam a ser mais cautelosos, intuitivos e equilibrados, facilitando a tomada de decisões durante a realização de suas atividades. Pessoas com déficit comportamental são comuns nas empresas, assim esse tipo de treinamento é interessante.

Capacidades da inteligência emocional

Essa questão possui quatro características principais. É necessário perceber as emoções da maneira correta. Utilizar as emoções de forma que ajudem o pensamento e o raciocínio. Serve para compreender as emoções e diferenciar as relações entre elas. E ajuda a controlar e transformar as suas emoções e de outros. Características fundamentais para um bom profissional.

Relacionamento Interpessoal nas Empresas

A Conceito Zen realiza palestras sobre Relacionamento Interpessoal nas empresas localizadas em SP, pois já identificamos que a falta de comunicação ou empatia pode acabar gerando muitos problemas. Portanto, com algumas dicas e técnicas, será muito mais fácil melhorar os relacionamentos e construir uma vida mais tranquila, principalmente no trabalho.

Sobre o Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de 20 anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários (2)

  1. Iolanda Aparecida da Silva Virmond Porto :

    Considero o tema relevante, para desenvolver a inteligência emocional considero que é relevante inserir o autoconhecimento. Obrigada por sua contribuição.

    • Iara Pereira :

      Olá Iolanda. Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário.

      Grata,
      Iara

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