Identificar as causas e consequências do estresse é fundamental para que você tenha um plano para lidar com as situações do dia a dia.
O estresse é uma resposta comum do corpo humano. No entanto, quando em excesso, pode se tornar um problema muito maior. E hoje em dia, precisamos lidar com o estresse excessivo cada vez mais. Ele está presente no nosso dia a dia, em nossos trabalho e lares.
E é claro que o trabalho tem um papel chave no que diz respeito ao estresse. Longas jornadas, muitas cobranças, sobrecarga de tarefas… Coisas que precisamos lidar em nossa rotina e acabam sendo refletidas no corpo por meio do estresse.
E fica cada vez mais difícil de se livrar dele. O estresse excessivo pode trazer consequências, acompanhado de sintomas desagradáveis, como irritação, medo, desconforto e frustração.
Quais são as maiores causas do estresse?
O estresse não tem uma causa específica, mas normalmente é desencadeado quando passamos por mudanças bruscas de rotina. Pode também ser motivado por sentimentos de ansiedade e preocupação.
Situações que fazem o cérebro liberar adrenalina e cortisol levam o indivíduo a um estado de alerta, resultando nos principais sintomas do estresse.
Atualmente, vivemos em uma sociedade que está constantemente nos cobrando. Seja no trabalho, com a família ou nos estudos, há sempre uma ansiedade por trás do que deve ser feito.
Não ter tempo para o lazer, passar horas no trânsito, problemas financeiros, dívidas e doenças são condições muito propícias para o aumento do estresse.
Essas sensações podem ser mais comuns naqueles que sofrem de transtornos de depressão ou ansiedade.
Leia Também: Relação Entre Estresse e Qualidade de Vida
Quais os sintomas do estresse?
Os sintomas do estresse não funcionam como regra. Assim como as causas, são inúmeros os efeitos que o indivíduo pode sofrer. No entanto, alguns sinais são mais comuns:
- Problemas de memória e falta de concentração;
- Agitação e inquietação;
- Preocupação excessiva;
- Náuseas e tonturas;
- Dores de cabeça e tensão nos ombros;
- Distúrbios gastrointestinais;
- Imunidade baixa e perda de libido;
- Alterações no humor;
- Isolamento social;
- Dificuldade para relaxar.
Quais são as consequências que o estresse pode trazer?
Quando o estado de estresse se mantém por muito tempo, a saúde do indivíduo fica prejudicada. Ele começa a interferir em todos os aspectos da nossa vida, ocasionamento sintomas como o cansaço excessivo, falta de concentração e irritabilidade.
Em forma crônica, o estresse pode originar ou agravar problemas já existentes. Muitas pessoas acabam adquirindo maus hábitos, como o aumento do consumo de álcool e tabagismo.
O aumento no risco de doenças cardiovasculares também está ligado ao estresse. Na parte estética, pode ocorrer queda de cabelo e doenças de pele. Outras consequências revertem-se em dores musculares e alterações do sono, como insônia ou sono excessivo.
Como reduzir o estresse?
Reduzir os níveis de estresse pode não ser uma tarefa fácil. Mas é importante começar o quanto antes: à longo prazo, as consequências aumentam progressivamente.
Por isso, identificar as causas do seu estresse e elaborar um plano de ação para tratá-lo é o ideal. Procurar por apoio emocional é fundamental, visto que amigos e familiares próximos podem proporcionar momento de lazer e de descontração.
A prática de atividade física é amplamente recomendada para reduzir o estresse. O corpo produz endorfina, que gera maior sensação de bem estar, liberando a tensão.
Como a Conceito Zen pode lhe ajudar?
Desde 2010 a Conceito Zen realiza palestras de estresse nas empresas com uma didática de fácil entendimento e ações práticas para o dia a dia. Com milhares de clientes atendidos e feedbacks positivos, a palestra é uma excelente atividade de orientação e conscientização para os funcionários da sua empresa.
Comentários
Nenhum comentário ainda.