Mesmo sabendo que é quase impossível não sentirmos ansiedade é muito importante entendermos a diferença entre ansiedade e ataque de pânico.
O Brasil apresenta elevados índices de indivíduos com casos de ansiedade e ataque de pânico. A ansiedade é uma ligação normal do ser humano, que surge quando se sente ameaçado por algo que ainda vai acontecer.
E o excesso desse sentimento é capaz de desenvolver o ataque de pânico, que pode ocorrer de forma espontânea e vem acompanhado pela perda visual, suor frio, dificuldade em respirar, entre outros sintomas.
Assim, se você quer saber mais sobre as diferenças entre ansiedade e ataque de pânico e divulgá-los em sua empresa, leia atentamente nosso artigo.
Qual a diferença entre ansiedade e ataque de pânico?
Antes de listarmos as principais diferenças entre ansiedade e ataque de pânico, vamos verificar exatamente cada uma delas:
Ansiedade: A ansiedade normalmente é causada diante um momento difícil da vida, sendo uma resposta natural a certas situações.
Alguns dos principais sintomas da ansiedade:
- Inquietação
- Dificuldade de concentração
- Facilidade em irritar
- Tensão muscular
- Problemas de sono
- Dificuldade em controlar as preocupações
Ataque de pânico: O ataque de pânico é causado pelo medo intenso que causa reações físicas, quando há um perigo, por exemplo.
Os principais sintomas do ataque de pânico são:
- Sensação de perigo ou ameaça
- Medo da morte
- Aumento cardíaco
- Tremedeira
- Falta de respiração
- Aperto na garganta
- Náusea
- Dor no peito
- Diarreia
- Dor de cabeça
- Dor no peito
- Tontura
- Fraqueza
- Sensação de formigamento
Esses sintomas normalmente acontecem de repente e sem qualquer aviso, duram de 5 a 15 minutos em alguns casos, as pessoas se sentem ameaçadas e desesperadas tentando sair da dificuldade que se encontram naquele momento.
Elas acontecem em situações que você menos espera, em meio de reunião de trabalho, no shopping, dirigindo e até mesmo quando você está dormindo.
Uma rotina com muito estresse e ansiedade pode desencadear estes ataques.
Fatores de risco da ansiedade e ataque de pânico
A ansiedade e ataque de pânico normalmente aparece no final da adolescência chegando até a fase adulta, podendo ocorrer também depois dos 30 anos. Além disso, ela é mais comum em mulheres do que homens.
Normalmente, esses distúrbios emocionais se desencadeiam devido a situações de estresse, morte de pessoas próximas, mudanças radicais, experiência traumática, entre outros.
É muito comum também, manifestar essas doenças em quem já possui algum histórico familiar.
Quais os tratamento para ansiedade e ataque de pânico?
Buscar o tratamento para ansiedade e ataque de pânico é muito importante para garantir uma boa saúde e bem-estar, além de reduzir o número de crises.
A principal forma de tratamento para ansiedade e ataque de pânico é feito através de psicoterapia e medicamentos, porém o tratamento vai depender da gravidade, preferência e histórico do paciente.
A psicoterapia é a opção mais utilizada, pois ela irá ajudar o indivíduo a lidar com os ataques e ter uma vida normal. Já os medicamentos apenas são constituídos por inibidores de ataques e antidepressivos.
Além disso, é recomendado que as pessoas incluam em seu tratamento para ansiedade e pânico algumas medidas naturais, como aula de dança, yoga, etc., pois são formas de se relaxar e obter uma vida mais saudável.
O trabalho desenvolvido pela Conceito Zen
Desde 2010 a Conceito Zen realiza atividades de conscientização e bem estar nas empresas paulistas e um dos temas de nosso portfólio é uma palestra sobre Saúde Mental em empresas e você pode verificar o conteúdo desta palestra clicando aqui.
Esta palestra é uma excelente forma de gerar conscientização para os funcionários de sua empresa e também estimula a comunicação com seus familiares e amigos sobre este assunto que para muitos ainda é um tabu.
Comentários
Nenhum comentário ainda.