Importância do Relacionamento Interpessoal nas Empresas

Saber se relacionar no ambiente de trabalho é um dos pontos principais para seu sucesso profissional.

Relacionamentos e comunicação são importantes em todos os momentos da nossa vida. Mas, a forma de se relacionar dentro do ambiente de trabalho exige uma organização maior, já que você precisa transparecer toda sua competência, profissionalismo e vontade de aprender em seu comportamento. Por isso, veja abaixo a importância do relacionamento interpessoal nas empresas e como mantê-lo.

O que é relacionamento interpessoal?

Relacionamento interpessoal é um tipo de relação que acontece entre duas ou mais pessoas e depende do lugar onde ela está inserida, como em um contexto escolar, de trabalho, familiar ou de comunidade.

Cada um desses meios onde a comunicação acontece pode ocorrer de forma diferente, tendo também um objetivo diferente, já que a forma de se comunicar se altera em determinados ambientes.

Dentro do âmbito trabalhista, manter uma relação interpessoal de qualidade junto a seus colegas ou chefes, é de imensa importância.

Importância do Relacionamento Interpessoal nas Empresas

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Manter bom relacionamento interpessoal no trabalho

O seu local de trabalho exige que um certo comportamento, normalmente mais formal, seja tomado para que a empresa possa passar boa impressão e o colaborador possa se destacar diante todos os outros. Por isso, um bom relacionamento interpessoal ajuda você a ser diferente perante todos os outros e facilita o caminho até uma carreira de sucesso.

Vamos ver abaixo diversos aprendizados sobre como manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

Relacionamentos saudáveis

O primeiro passo para um bom relacionamento interpessoal é manter a equipe motivada e incentivar os relacionamentos saudáveis. Invista no treinamento de seus colaboradores, encontre formas de estimulá-los e crie eventos para que eles possam confraternizar com os chefes e entre si.

Saiba quem são seus funcionários

Cada funcionário seu tem um motivo diferente para estar trabalhando. Seja apenas se sustentar, juntar dinheiro, fazer uma viagem, etc. Por isso, você precisa encontrar o que move seu funcionário e conhece-lo ele de perto, para poder instigar seu melhor, ajudar no relacionamento interpessoal e ainda produzir mais.

Nunca deixe de treinar sua equipe

É sempre bom manter seus colaboradores atualizados, tanto com funções diretamente ligadas ás suas, como nas que acabam caindo em suas mãos. Invista em treinamentos, em melhorias das respectivas competências porque com certeza esse fato ajuda no desenvolvimento para aprimorar atividades que você já tem.

Resolva as pequenas brigas

É normal acabarmos discutindo e entrando em conflito com algumas pessoas, diariamente. Mas, isso acontece em maior frequência quando é causado por cuidados além do normal. Nesse momento, você precisa conversar com os seus funcionários abertamente, sem tomar partido de nenhum deles e tentar ajudar a encontrar uma solução para suas diferenças. Com certeza dessa forma você será notado.

Importância do relacionamento interpessoal nas empresas

Saber como se relacionar consigo mesmo é o primeiro passo para pode ser relacionar com o restante das pessoas a sua volta. Quando você se relaciona bem com todos os seus colegas de trabalho, e ainda consegue produzir e manter um bom trabalho, não há como não ser notado por seus chefes e ter melhores oportunidades de promoção.

Estas dicas fazem parte dos assuntos abordados em nossa palestra sobre relacionamento interpessoal que realizamos em empresas e todo o conteúdo pode ser visualizado clicando aqui.

Sobre o Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de 20 anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

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