Importância do Uso de EPI

Confira a importância do uso de EPI diariamente como um fator de proteção para a saúde e segurança dos colaboradores.

É de extrema importância o uso de EPI todos os dias como uma forma de prevenir qualquer consequência caso ocorra um acidente de trabalho. Desde 2010, esta é uma das principais bandeiras levantadas e abordadas em nossa palestra de segurança no trabalho.

Todos os dias estamos suscetíveis a acidentes em qualquer lugar, seja em casa, ao atravessar a rua ou no trabalho. Porém, para evitar isso sempre é necessário tomar alguns cuidados, que na maioria das vezes são simples e fáceis de serem aplicados.

Andar com cuidado, estar sempre atento, são algumas das ações que podem evitar acidentes em qualquer lugar, no trabalho.

Além disso ainda existem os Equipamentos de Proteção Pessoal, o EPI de uso obrigatório, que servem para garantir que o trabalhador está seguro enquanto realiza as suas tarefas.

Ainda hoje muitas pessoas acham que utilizar EPI pode ser algo dispensável, e acabam gerando riscos desnecessários para si.

Nesse artigo você vai saber o que é e a importância do uso de EPI diariamente. Confira agora!

Importância do Uso de EPI

O que são os EPIs?

Equipamento de Proteção Individual (EPI) é o nome que se dá a todo equipamento ou dispositivo usado por uma única pessoa com o objetivo de protegê-la das consequências de possiveis acidentes que possam acontecer no seu local de trabalho.

De acordo com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, as empresas têm que fornecer EPI a todos os empregados de maneira gratuita, sem cobrar taxas ou aluguéis.

Além disso, é papel da empresa o de fiscalizar, e se necessário punir, os empregados que não estão fazendo uso correto do EPI, pois qualquer acidente em que o funcionário não estiver utilizando o seu equipamento de proteção a empresa é responsabilizada, uma vez que ela permitiu que seu funcionário trabalhasse de maneira irregular.

O uso de EPIs são obrigatórios tanto em empresas privadas quanto as do setor público.

A empresa deve, também, realizar treinamentos com seus funcionários para que eles utilizem o EPI de maneira correta, e em caso de um equipamento ser danificado ele deve ser substituído por um em bom estado imediatamente.

Leia Também: Comportamento Seguro Previne Acidentes

Aos empregados cabe o dever de sempre utilizar o EPI que lhe é fornecido de maneira correta assim como lhes foi passado durante os treinamentos e orientações, além de conservá-los em boas condições de uso e sempre comunicar a empresa quando houver algum dano ao EPI.

Porque o uso de EPI é importante?

Utilizar um EPI é importante não apenas para o funcionário, que estará seguro durante a sua jornada de trabalho, mas também para a empresa, que terá a certeza de que está oferecendo um local seguro para os seus empregados.

Ao utilizar um EPI, tanto a empresa quanto o empregado estão ganhando, em questões de melhores condições trabalhistas, e mais segurança no ambiente.

É importante que todos os equipamentos de proteção individual sejam armazenados em boas condições de uso, além de serem testados pelo órgão competente e recebam um certificado de aprovação que garanta que eles estão dentro das normas do Ministério do Trabalho.

Somente com o uso de EPI é possível garantir a proteção e a saúde de um trabalhador, e assim evitar acidentes de todos os tipos no trabalho.

O EPI também protege os empregado das chamadas “doenças ocupacionais” que podem se agravar comprometendo tanto a vida pessoal e a capacidade do empregado exercer o seu trabalho.

Acidentes de trabalhos são um dos maiores motivos de afastamento de empregados das suas funções, por isso o uso de EPIs é indispensável.

Quem deve utilizar os EPIs?

Nem todos os funcionários de uma empresa precisam utilizar o EPI obrigatoriamente, pois nem todos os cargos oferecem riscos diretos aos trabalhadores.

Por isso, os EPIs são necessários para todas as atividades que imprimam riscos diretos de acidentes, para avaliar quem deve fazer uso de EPI é necessária uma avaliação na empresa, que pode ser feita por uma empresa especializada em segurança do trabalho.

Em geral os EPIs são compostos por óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção, que são muito utilizados em indústrias, fábricas, construção civil e outros.

Toda empresa precisa realizar um estudo dos riscos do trabalho e possíveis acidentes ocupacionais para que seja feito um laudo que constem quais são os EPIs necessários para cada funcionário, ou para cada setor.

A empresa só pode utilizar EPI

Muitas empresas têm a dúvida se elas só podem utilizar os equipamentos de proteção individual para garantir que o funcionário irá ficar seguro enquanto desenvolve a sua função.

Porém nem todas sabem que o uso dos EPIs é obrigatório após o momento em que os equipamentos de segurança coletiva não são suficientes para garantir que os empregados fiquem em segurança.

Mas isso só é possível determinar após um estudo dos riscos ocupacionais. Ou seja, se uma empresa oferece proteção coletiva tão eficiente quanto ou mais eficiente que o EPI, então o seu uso não é obrigatório.

Porém em sua maioria as funções que exigem o uso de equipamentos de proteção individual são bem mais do que as funções onde os EPIs podem ser substituídos por aparelhos de proteção coletiva.

Então fique atento, se você é empregador forneça sempre os equipamentos que lhe forem solicitados, e se você é empregado fiscalize se a sua empresa está dentro da lei.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários (2)

  1. Vinicius :

    Olá Rafael, espero que esteja bem. Estou fazendo um TCC sobre EPI’S e gostaria de citar indiretamente uma parte da sua dissertação, mas não encontrei o ano da publicação seguinte: https://www.conceitozen.com.br/importancia-do-uso-de-epi.html

    • Rafael Lobo :

      Olá Vinicius. Tudo bem?
      Este artigo foi publicado em 16/08/2016.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *