A massoterapia no local de trabalho é uma prática que apresenta inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida dos funcionários.
Promover a massoterapia no ambiente de trabalho já é uma realidade de muitas empresas que investem em saúde, bem estar e qualidade de vida a seus funcionários.
Realizada por um profissional devidamente capacitado a massoterapia é capaz de aliviar dores, tensões, promover relaxamento e até mesmo auxiliar no tratamento de alguns níveis de depressão.
Além disso, por conta de tantos benefícios a massoterapia vem sendo incluída no ambiente de trabalho em diversas organizações.
Neste artigo você irá conferir quais são os benefícios e o contexto da massoterapia no ambiente de trabalho como forma de promover mais saúde, bem estar e qualidade de vida aos funcionários.
Por que implementar massoterapia no ambiente de trabalho?
Milhares de brasileiros relatam experimentar níveis altos a severos de estresse diariamente. Como todos nós sabemos como é desconfortável viver em um estado estressante, reduzir o estresse é uma prioridade natural.
O estresse está ligado a quase todas as doenças físicas e psicológicas conhecidas pela humanidade, incluindo hipertensão, doenças cardíacas e diabetes, e também está ligado ao aumento do tabagismo, distúrbios do sono, depressão e ansiedade.
Quer seja causado no trabalho ou não, todo esse estresse tem um grande custo para os empregadores devido à diminuição da produtividade, absenteísmo, acidentes, rotatividade de funcionários e doenças. Ou seja, sabe-se que a qualidade e nível de saúde física e mental dos funcionários impactam diretamente até mesmo nos resultados financeiros de uma empresa.
Portanto, parece que é do interesse de todos se concentrar em diminuir o estresse em suas vidas. Vários estudos ao longo dos anos apontaram a capacidade da massoterapia de reduzir o estresse e promover saúde e bem-estar positivos.
Existem algumas habilidades de redução do estresse da massagem, bem como contribuir para o mecanismo neurológico.
A redução da frequência cardíaca é um fator importante no relaxamento promovido pela massoterapia e as mudanças duram muito depois do término do atendimento.
Muitas empresas já descobriram os benefícios de oferecer a massagem no local de trabalho.
Uma massagem na cadeira, conhecida como Quick Massage, é capaz de aumentar a sensação de bem estar e diminuir os níveis de ansiedade, depressão e estresse no trabalho.
Os empregadores que oferecem massoterapia no ambiente de trabalho notaram que seus funcionários veem o serviço como um bônus e se sentem mais apreciados pela empresa em que trabalham.
As pesquisas já realizadas e as experiências existentes são claras: a massagem no local de trabalho é um benefício tanto para o empregador quanto para o empregado.
Leia Também: Efeitos Fisiológicos da Quick Massage
Tratamento do corpo e da mente
Receber uma massagem de forma periódica é uma das maneiras mais saudáveis de tratar o corpo e lidar com o estresse da vida diária. As massagens são tradicionalmente usadas em muitas culturas para tratar doenças e fadiga em todo o corpo.
Algumas massagens são mais centradas no alívio da tensão dos músculos e articulações, enquanto outras massagens podem se concentrar na remoção de enfermidades. Por exemplo, a massagem terapêutica pode ser eficaz para o tratamento da dor crônica nas costas, com benefícios que duram pelo menos 6 meses.
Junto com os benefícios físicos da massagem terapêutica no local de trabalho, um dos maiores benefícios da massoterapia é que ela reduz os níveis de ansiedade e estresse.
A ansiedade ou o estresse podem resultar em pensamentos e mentes dispersos, o que não é bom para nenhum negócio. O gestor pode ajudar seus funcionários a aliviar esses problemas colocando massagens no local de trabalho.
Se você é proprietário de uma empresa, instituir uma maneira de seus funcionários tirarem proveito da massoterapia de forma consistente pode aumentar muito a produtividade de seus funcionários e criar um ambiente de trabalho melhor.
Embora muitas pessoas não tenham tempo ou dinheiro para fazer massagens de corpo inteiro de forma rotineira, a massoterapia no local de trabalho através da Quick Massage pode ser acessível para as empresas e pode ajudar significativamente a melhorar o bem-estar geral dos seus funcionários.
Leia Também: Benefícios da Quick Massage
Independentemente de como o gestor implementa a terapia de massagem em seu programa de bem-estar no local de trabalho, fazer isso seria uma ótima adição que seus funcionários certamente irão adorar.
Como tornar o seu programa de bem-estar no local de trabalho um sucesso
Cabe aos empregadores não apenas introduzir um programa de bem-estar corporativo em sua organização, mas também garantir que os funcionários o utilizem plenamente.
Para isso, o programa precisa ser atraente o suficiente para empolgá-los.
Os programas corporativos de saúde devem dar aos funcionários uma sensação de realização pessoal, juntamente com uma oportunidade de interação social e diversão.
Outro aspecto importante do programa de bem-estar corporativo é fornecer educação sobre saúde aos funcionários.
Quando a empresa transmite informações sobre saúde aos funcionários, eles tomam melhores decisões, pois já possuem um conhecimento prévio.
Reflexões finais – benefícios de um programa de bem-estar corporativo
Os programas de bem-estar funcionam quando sua implementação transforma os funcionários em uma força de trabalho mais saudável e feliz.
Não só aumenta a produtividade da empresa, mas também reduz o risco de:
- Doenças relacionadas ao estilo de vida
- Estresse
- Absenteísmo
- Rotatividade de funcionários
Oferecer massagem aos funcionários é uma das ações frequentemente proposta desde os anos 80 e mais de 40 anos de resultados após sua implementação já comprovam sua eficácia na redução do estresse e no aumento da satisfação no trabalho.
Por meio da massoterapia pode se obter alívio de tensões relacionadas ao trabalho. Também é possível ter a ansiedade reduzida e menos queixas físicas. A massagem no local de trabalho reduz não somente a dor física, mas também pode reduzir a sensação de correria que os dias atuais promovem.
Leia Também: Quick Massage e a Produtividade
Com isso é possível constatar que oferecer até mesmo massagens rápidas, no local, pode melhorar muito o estresse e a dor física dos funcionários.
O mais indicado é que as massagens sejam realmente no local de trabalho, não em um local diferente, e que sejam oferecidas semanalmente. Promover a massagem durante a jornada de trabalho também ajuda a quebrar a rotina estressante e dá um gás a mais para os funcionários se concentrarem em suas atividades.
Comentários
Nenhum comentário ainda.