Convencer os funcionários a terem uma cultura de saúde e segurança no ambiente de trabalho reduz consideravelmente os acidentes.
A Segurança do Trabalho é uma das áreas mais importantes no que se refere a prevenção de acidentes nas empresas.
Entretanto, muitas empresas levam o serviço como desnecessário, o que pode resultar em problemas futuros que atingem diretamente o desenvolvimento da organização.
Tendo isto em vista, cabe destacar que a empresa que se importa com a saúde de seus colaboradores tende a ser mais produtiva e agradável, pois o clima organizacional melhora e, com isso, a lucratividade aumenta.
Sendo assim, produzimos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber para melhorar a cultura da saúde e segurança do trabalho.
4 passos para melhorar a cultura de segurança de sua empresa
A rotina nesse setor é árdua e cheia de detalhes. Muitas vezes, sobra pouco tempo para fazer uma avaliação do que está sendo realizado e pensar em novos caminhos.
Por isso, o primeiro passo para melhorar a cultura de saúde e segurança do trabalho é analisar, cuidadosamente, o programa e ver como ele pode ser melhorado.
1. Análise do ambiente ocupacional
Para melhorar esse ponto tão importante em uma empresa, é preciso manter a atenção voltada às seguintes questões:
- Quais são as fragilidades da segurança do trabalho?
- Existe a possibilidade de atualizar os processos e deixá-los mais precisos?
- De que maneira o setor pode aproximar-se dos colaboradores?
A partir desse prisma, é possível criar uma espécie de roteiro para atuar na empresa e, assim, potencializar os pontos negativos em relação à segurança.
2. Avaliação médica e psicológica
Recomenda-se o acompanhamento de especialistas, tais como médicos e psicológicos a fim de prestar assistência ao colaborador e, desse jeito, conhecê-lo melhor.
A feitoria de exames, quando preciso, mostra que a organização valoriza e se importa com o funcionário, promovendo qualidade de vida e bem-estar ao mesmo.
3. Atividades de prevenção
A equipe de Segurança do Trabalho é responsável pela realização de atividades preventivas. Ou seja, com o objetivo de prevenir e evitar acidentes ou doenças laborais, tais como DORT e LER.
Para que isso seja possível, a empresa pode incluir no calendário da empresa eventos, como palestras, campanhas, dentre outros serviços com o intuito de conscientizar os funcionários sobre os acidentes dentro da empresa.
Além do mais, essas atividades sobre prevenção de acidentes também podem fazer parte do dia a dia da empresa.
Nos dias atuais, é imprescindível realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com ações de conscientização para toda a organização.
A Conceito Zen é uma empresa especializada em atividades para SIPAT e temos em nosso portfólio uma palestra sobre Segurança no Trabalho que atua bem na questão de provocar a reflexão dos funcionários quanto a importância da cultura de saúde e segurança no trabalho.
4. Rotina de exercícios
A Ginástica Laboral é uma prática realizada antes, durante ou no fim do expediente de trabalho. O serviço tem como principal objetivo acabar com a possibilidade do funcionário desenvolver doenças laborais.
A rotina de exercícios traz inúmeros benefícios, tanto para o funcionário como à empresa. Neste sentido, os exercícios ajudam a diminuir dores nas articulações, melhora o espírito e trabalho de equipe e, sobretudo, promove a diminuição do afastamento por doenças relacionadas ao trabalho.
A cultura de saúde e segurança do trabalho atua beneficiando a todos da empresa. Assim, o empregado passa a viver mais feliz e com mais saúde, uma vez que a empresa pode contar com colaboradores mais motivados e produtivos!
E aí, o que acha de melhorar a cultura acerca da saúde e segurança do trabalho para sua empresa?
Comentários
Nenhum comentário ainda.