Considerada por muitos como o mal do século, a ansiedade traz diversos transtornos na saúde emocional, por isso é importante entendermos suas causas.
A ansiedade, em si, é uma emoção natural do ser humano. Ela ocorre como uma resposta ao estresse, quando o sistema nervoso atua como um reflexo. Normalmente, prepara o corpo para lutar ou fugir em situações de perigo, liberando adrenalina e cortisol.
No entanto, quando esses sintomas ocorrem de forma excessiva, é possível que o quadro tenha se desenvolvido para um transtorno de ansiedade. Então, o reflexo comum se torna um problema. O medo e a preocupação demasiados começam a aparecer em situações comuns da rotina.
A ansiedade pode ocorrer com qualquer pessoa, independentemente de sua idade. Por isso, a recomendação é de que você procure redes de apoio e se informe sobre o quadro.
Sintomas da ansiedade
Para entender o que é ansiedade, saiba que o indivíduo experiencia sintomas físicos e psicológicos. Alguns deles são muitos difíceis de controlar, e podem reduzir a qualidade de vida do paciente. Os sinais mais comuns durante as crises são:
- Tensão e nervosismo constante
- Problemas de concentração
- Medo e preocupação exageradas
- Sensação de que algo ruim está prestes a acontecer
- Problemas para dormir
- Irritabilidade
- Descontrole dos pensamentos
- Agitação nos braços e nas pernas
- Dor ou aperto no peito
- Suor excessivo
- Tremores
- Cansaço e fraqueza
- Falta de ar ou respiração ofegante
- Sensação de boca seca
- Tensão muscular
- Náuseas e dor de barriga
Em alguns casos, a ansiedade pode aparecer acompanhada de ataques de pânico. Nessas situações, o indivíduo sofre com nervosismo incontrolável, sensação de morte, aumento da frequência cardíaca, tonturas e vertigens.
Causas da ansiedade
Não existe uma causa exata para esse distúrbio. Estudos comprovam que o transtorno de ansiedade está diretamente ligado aos neurotransmissores do bem estar, como a dopamina, a serotonina e a norepinefrina. Mas não é só isso: o quadro pode estar relacionado a outros fatores de risco como:
- Genética, se algum familiar já apresentou algum dos sintomas e já experienciou crises
- Eventos traumáticos ou estressantes no ambiente de convívio
- Doenças físicas, como problemas cardiovasculares, doenças hormonais ou crônicas
- Modelo de pensamento, ou seja, o modo como a pessoa determina suas reflexões e propósitos e como aplica isso à sua rotina
- Abuso de substâncias, como álcool, drogas ou medicações
- Acúmulo de estresse
Como tratar a ansiedade?
Viver com ansiedade pode reduzir o bem estar e a qualidade de vida do indivíduo. Por isso, é de extrema importância que ele seja diagnosticado corretamente. O profissional será responsável para encaminhar o tratamento que mais se adeque ao quadro do paciente.
Normalmente, os casos de sucesso ocorrem com a conciliação de medicamentos e acompanhamento psicoterápico. Os remédios utilizados devem ter prescrição médica, e seus efeitos devem ser acompanhados pelo profissional.
Outras formas de prevenir ou reduzir os quadros de ansiedade podem ser praticadas. É importante apostar na qualidade de vida e no bem estar do indivíduo, melhorando hábitos e priorizando a saúde do organismo. Diminuir ou controlar as jornadas de trabalho pode ajudar, assim como priorizar os momentos de lazer, praticar atividades físicas regularmente e procurar uma dieta balanceada, com uma alimentação rica em nutrientes.
Não deixe que o transtorno de ansiedade cresça silenciosamente dentro de você. Procure suporte nas pessoas que você ama e sempre procure ajuda profissional. É possível, sim, viver sem ansiedade.
Como tratar este assunto nas empresas?
Sabemos que falar abertamente sobre ansiedade dentro das empresas não é uma tarefa simples, porém, nos dias de hoje, é importante que as empresas deem este tipo de abertura no ambiente de trabalho, para que seus funcionários possam receber uma primeira orientação de profissionais da área da saúde.
A Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras interativas e conta com uma equipe multidisciplinar onde levamos informação e orientação nas empresas. Contamos com uma palestra onde abordamos sobre Ansiedade, Depressão e Saúde Mental e o conteúdo você pode conferir clicando aqui.
Comentários
Nenhum comentário ainda.