A depressão é um dos problemas de saúde mental mais comuns e que afeta milhares de brasileiros.
A depressão é uma doença de saúde mental que é caracterizada por uma mudança brusca no humor de um estado normal em que a pessoa se encontra estável e disposta para um forte estado de tristeza profunda, acompanhada com sentimentos de dor, amargura, desesperança e baixo estima, que estimulam e potencialmente apresentam sintomas agravantes como distúrbios do sono e do apetite, em estado um pouco mais avançado.
Esses sintomas deixam com que a pessoa que sofre desta doença, se isole do convívio social, tomando características de outras doenças que fazem com que ela fique na cama e não tenha vontade de fazer mais nenhuma outra atividade.
Além do mental é constatado também algumas alterações no organismo que é afetado quimicamente no cérebro do indivíduo aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.
Números da depressão: alarmantes!
Há uma estimativa de um número alarmante que aponta por volta de 350 milhões de pessoas no mundo todo sofram de depressão, do qual deverá se tornar a doença mais incapacitante do mundo até 2020.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou casos de depressão no mundo e chegaram ao aumento de 18% dos casos nos últimos dez anos, nessa medida também se aumenta a preocupação com a doença e cresce a discussão em torno do assunto. Portanto, quando falamos de depressão, é importante salientar que a condição é, realmente, uma doença, que atinge milhões de pessoas no mundo, assim como estima a OMS.
No Brasil, o número de pessoas atingidas pela depressão chega a 11 milhões e meio de pessoas, representado 6% da população atualmente.
Leia Também: Como Encarar a Depressão no Trabalho
É necessário que haja a compressão para a distinção de tristezas pontuais e situações desagradáveis que acontecem por coisas que são inerentes à vida humana, fatores como a morte de um familiar ou amigo, demissão de um emprego (principalmente que gostava ou que já estava acostumado a desempenhar), além de dificuldades econômicas ou relações pessoais turbulentas amorosas e de pessoas próximas.
O tratamento com terapias complementares ou medicamentos de acordo com cada caso é importante para controlar a doença. Vale sempre ressaltar a importância de procurar um profissional especializado para o devido diagnóstico.
Quais as causas da depressão
Muitos fatores que uma pessoa enfrenta em sua vida podem ser decisivos para desencadear um quadro depressivo. Saiba que é possível identificar sinais de depressão. Os mais comuns são:
- Situações do transtorno depressivo persistente: em que a pessoa não consiga enfrentar mais uma situação de estresse, depois de passar por situações difíceis
- Fatores biológicos: em que uma pessoa já esteja predisposta a ter um tipo de depressão
- Fatores ambientais: com depressão pontuada a baixa exposição solar no inverno ou em festas do final de ano que por algum motivo marcaram a vida dessa pessoa a inibindo de ter um convívio social nesta época.
Depressão não é frescura, assim como muitos a classificam. A doença precisa ser tratada com a maior seriedade diante de um grave problema de saúde.
Como a Conceito Zen pode ajudar?
Desde 2010 a Conceito Zen realiza palestras interativas com foco comportamental em empresas dos mais diversos segmentos e portes. Desenvolvemos uma palestra sobre saúde mental onde abordamos sobre depressão e ansiedade de uma forma muito didática e leve para justamente não haver nenhuma barreira entre palestrante e público.
Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por palestrantes profissionais das áreas da saúde e comportamento para proporcionar a melhor experiência para sua empresa.
Comentários
Nenhum comentário ainda.