Objetivos da CIPA em uma Empresa

Entender os objetivos da CIPA é fundamental para que o ambiente de trabalho na empresa seja muito mais saudável e seguro.

Os objetivos da CIPA em uma empresa devem sempre proporcionar um local de trabalho livre de acidentes e que tenha um ambiente onde os funcionários possam desempenhar suas funções com a máxima condição segura.

A sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assedio.

A CIPA é uma comissão formada pelos próprios funcionários e colaboradores de uma empresa constituída pela legislação trabalhista, conforme determina a Norma Regulamentadora MTE nº 5.

A CIPA segundo sua própria norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes no trabalho, ou seja, tem como objetivo preservar a vida e a saúde do trabalhador.

Isso significa que os funcionários da CIPA têm como responsabilidade além das suas funções normais, conscientizar, preservar e evitar acidentes no trabalho em todos os setores da empresa.

Neste artigo iremos abordar mais sobre os objetivos da CIPA em uma empresa e como esta comissão proporciona um ambiente de trabalho muito mais saudável e seguro.

Equipamentos de proteção individual para representar os objetivos da CIPA em uma empresa

Como a comissão da CIPA é formada?

Assim como em uma eleição política, algumas pessoas se candidatam ao cargo e o comitê da CIPA é formado através de votos secretos para eleger os representantes.

O mandato de um cipeiro (nome dado aos integrantes da CIPA) dura 1 ano.

Antes de assumir qualquer função na CIPA, os funcionários eleitos deverão passar por um treinamento. Esse treinamento contém uma carga horária de 20 horas, que poderão ser divididas em no máximo 8 horas diárias sendo realizada no seu horário de trabalho.

Neste treinamento os eleitos recebem informações detalhadas sobre o ambiente e as condições de trabalho, além de conhecerem mais a fundo os riscos existentes nas funções exercidas pelos outros funcionários da empresa.

Como a CIPA atua nas empresas

Um dos papéis importantes da CIPA é organizar campanhas e eventos que incentivem a conscientização e prevenção de acidentes e doenças no local de trabalho.

Um dos eventos mais conhecidos nas empresas é a SIPAT (Semana Interna de Prevenção Acidentes de Trabalho) que é o evento que a Conceito Zen é especializada e atende desde 2010.

Neste evento as empresas promovem uma semana inteira com diversas atividades de conscientização sobre riscos no trabalho, prevenção de acidentes, bem-estar e qualidade de vida e comportamento.

Todas as empresas que possuem a CIPA têm obrigação de promover a SIPAT. Isso porque a maioria dos acidentes que acontecem no local de trabalho, são por falta do cumprimento das regras de proteção de segurança estipulada pela empresa.

Por isso é importante a conscientização no segmento das normas da empresa, para prevenir esses acidentes.

Mas quais benefícios da SIPAT para empresa?

A SIPAT promove benefícios como a diminuição do número de acidentes, diminuição nos índices de doenças ocupacionais, melhores condições de trabalho, ajuda no aumento da conscientização no segmento das normas de segurança da empresa e aumenta a produtividade dos funcionários.

Lembre-se: educar e conscientizar é sempre melhor do que remediar!

Função dos integrantes da CIPA

As duas maiores atribuições de um integrante da CIPA é:

Primeiro, saber escutar. O integrante precisa fazer com que os funcionários se sintam à vontade para expor suas sugestões ou reclamações.

A segunda é ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do empregado.

Fazendo isso, o integrante da CIPA conseguirá entender melhor as sugestões e reclamações dos funcionários da empresa.

É importante lembrar que os membros da CIPA não têm autoridade sobre seus colegas de trabalho, ou seja, eles não estão aptos para dar ordem aos seus colegas. Porém, os membros da CIPA têm como responsabilidade orientá-los e conscientizá-los quanto a prevenção de acidentes em seus setores de trabalho.

As sugestões ou reclamações que forem realistas serão levadas para uma reunião. Nesta reunião a comissão encontrará uma solução para o problema em questão.

Leia Também: Como Fazer a CIPA Funcionar?

É importante que os integrantes da CIPA saibam priorizar sua função para o qual foi contratado, e ainda assim ter tempo para cuidar dos assuntos da CIPA. Por isso, só devem se candidatar ao cargo pessoas que realmente estejam interessadas em serem agentes de segurança no local de trabalho.

Objetivos da CIPA em uma empresa

O objetivo básico da CIPA é tornar o trabalho do empregado mais seguro, mais produtivo e conscientizá-lo a preservar sua saúde e integridade física e mental.

A ideia é que os funcionários tenham atenção ao exercer suas tarefas e estejam conscientes a todas as situações de risco que o ambiente oferece.

Atribuições da CIPA

As principais atribuições da CIPA em uma empresa são:

  • Investigar acidentes e trajetos no ambiente de trabalho. Encontrar soluções baseado em antigos acidentes
  • Apresentar ideias para prevenir possíveis ações de riscos. tanto acidentes como doenças
  • Promover reuniões periódicas para avaliar o comprimento das orientações de medidas de segurança da empresa
  • Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)
  • Divulgar o cumprimento das normas de segurança do trabalho para conscientização dos empregados
  • Estimular os empregados a ter interesse pela prevenção de acidentes
  • Realizar inspeções para segurança da empresa e encontrar maneiras de resolver problemas já identificados nos setores responsáveis
  • Participar na criação de eventos da empresa para ajudar os funcionários. Tais como PPRA, PCMSO, PCMAT, PGR, etc
  • Combater e prevenir situações de assedio no ambiente de trabalho

A CIPA pode e deve sempre atuar em conjunto com o SESMT para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro. Sugiro também ler nosso artigo sobre o papel do SESMT nas empresas.

Por que ser um cipeiro na empresa?

CIPA é trabalho, saúde e segurança. O funcionário que deseja ser um cipeiro em sua empresa precisa ter um perfil acolhedor, pois irá lidar diretamente com os outros funcionários da empresa atendendo suas indicações e sugestões de melhoria no ambiente de trabalho.

Ser cipeiro é um trabalho voluntário para o bem comum. Por isso a estabilidade de quem faz parte desse comitê não deve ser vista como uma vantagem pessoal, mas sim, uma segurança para desempenhar sua principal função: orientar e conscientizar o próximo para proporcionar um ambiente de trabalho muito mais saudável e seguro.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

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