Os custos das doenças crônicas para as empresas: como reduzir prejuízos e aumentar a produtividade.
Os custos das doenças crônicas para as empresas vão muito além das despesas médicas. Absenteísmo, queda de produtividade e rotatividade são apenas alguns dos impactos negativos.
Uma doença crônica é algo que pode atingir qualquer pessoa a qualquer momento. Existem as doenças crônicas transmissíveis, como a AIDS, e também as não transmissíveis, como as doenças respiratórias, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e o câncer.
Sendo a principal causa de mortes ao redor do planeta, as doenças cardiovasculares são também as mais comuns em trabalhadores. Além disso, a ingestão de cigarros e bebidas alcoólicas, a falta de atividades físicas e a ausência de uma dieta especializada podem levar ao desenvolvimento desse tipo de doença crônica não transmissível, como derrames e diabetes tipo 2.
As doenças crônicas têm diminuído a expectativa de vida do ser humano, graças a obesidade e o tabagismo, mostrando o poder destrutivo destas doenças.
Consequentemente, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido, gera uma grande parte dos custos de saúde ao redor do mundo. Essa doença crônica exige cuidados e medidas preventivas.
Sendo doenças crônicas transmissíveis, o HIV/AIDS, a malária e a tuberculose também estão na lista das doenças que podem prejudicar radicalmente seu portador.
Fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e ambientais estão envolvidos no aparecimento das doenças crônicas não transmissíveis, portanto este é um assunto de saúde pública considerado urgente e de responsabilidade direta da sociedade, governos e empresas.
As doenças crônicas e as empresas
Para cumprir seu papel na sociedade como entidades mantenedoras da saúde e evitar as doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis, as empresas podem adotar diversos tipos de ações para conscientizar seus funcionários.
Assim, esse tipo de doença não só muda radicalmente a vida do paciente trabalhador, mas também prejudica totalmente a empresa e o ambiente de trabalho como um todo.
Nesse caso, se o empregado adquirir uma doença respiratória devido a gases ou outros fatores nocivos do ambiente de trabalho, a empresa o afastará e ele poderá influenciar outros funcionários a se demitirem.
Sendo assim, isso prejudica o desempenho da equipe, e os outros colaboradores também correm o risco de desenvolver a mesma doença.
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Educação sobre doenças crônicas
É necessário que o empregador adapte seu ambiente de trabalho a fim de evitar as doenças crônicas em sua equipe.
A empresa pode adotar medidas educativas e de transformação, como palestras, aulas e cursos sobre o tema, que façam os funcionários pensar a partir do ponto de vista da saúde dos colegas e seu próprio bem-estar.
A Conceito Zen tem em seu portfólio diversas palestras sobre saúde onde de forma muito descontraída conseguimos levar orientação e conscientização aos trabalhadores com assuntos atualizados e de interesse público.
Como a genética é um dos fatores que podem levar ao aparecimento de uma doença crônica não transmissível, este deve ser um tópico amplamente abordado para os empregados.
Eles devem estar cientes que, caso haja outros pacientes com determinada doença em sua família, precisam procurar auxílio médico urgente.
Por isso, a empresa deve tratar da prevenção de doenças transmissíveis e dos cuidados com a saúde pessoal em ambientes com muitas pessoas.
Fatores alimentares também podem influenciar, principalmente na obesidade e na diabetes.
Sendo assim, a empresa deve oferecer um cardápio variado e saudável para seus funcionários, caso disponibilize algum tipo de alimentação trabalhista.
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Por fim, influenciar na prática de atividades físicas por parte dos empregados também é ideal para manter as doenças crônicas longe de sua empresa e ambiente de trabalho.
Com estas dicas, você estará cuidando da saúde de seus trabalhadores e impedindo que sua empresa sofra baixas de desempenho.
Os custos das doenças crônicas
Quando possível, as doenças crônicas devem ser evitadas através de um ambiente planejado.
Cabe as empresas identificarem possíveis causadores e ainda incentivar a conscientização por parte dos funcionários.
Como alguns fatores genéticos não pode ser contornados, o caminho da diminuição de ocorrências deve focar em problemas do cotidiano que podem desencadear doenças crônicas.
Com medidas pontuais de prevenção e conscientização, a empresa pode ter uma economia expressiva no que diz respeito aos auxílios de seus funcionários.
Além disso, o número de faltas é minimizado, tendo em vista que menos funcionários precisarão solicitar atestados.
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