Principais Atribuições da CIPA

Principais atribuições da CIPA – Entenda melhor o papel da CIPA para um ambiente de trabalho com mais segurança para os funcionários.

Entender as atribuições da CIPA é importante para que todas as empresas sejam mais seguras.

As empresas, principalmente as de médio e grande porte, precisam criar uma comissão para fiscalizar a segurança de seus empregados durante o trabalho. Essa comissão é chamada de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assedio).

É de muita importância conhecer e entender as atribuições da CIPA, pois esta comissão é responsável por diversas ações voltadas para a saúde e segurança dos funcionários nas empresas.

É a CIPA quem vai cuidar para que os funcionários de uma empresa estejam devidamente equipados com EPIs, vai  averiguar sobre situações de risco, e vai junto com o SESMT organizar a SIPAT (a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

A CIPA é uma parte de extrema importância para qualquer empresa que preze pela segurança e bem estar dos seus empregados e colaboradores. Se você quer saber mais sobre a CIPA e suas funções nas empresas, esse artigo vai lhe explicar tudo!

Principais Atribuições da CIPA

Como surgiu a Cipa?

A CIPA surgiu no início do século XX, quando a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu que todas as empresas que possuíam mais de 100 funcionários deveriam criar uma comissão que seria responsável por organizar ações voltadas para a conscientização sobre a importância da segurança do trabalho e promover também uma integração dos funcionários com a sua empresa.

Atualmente todas as empresas que são filiadas à Organização Internacional do Trabalho, independente do número de funcionários, possuem a CIPA. Porém, no Brasil a CIPA só foi adotada em 1944, ou seja, 23 anos depois da recomendação da OIT.

A CIPA surge no Brasil, quando alguns donos de empresas percebem que existe uma necessidade de promover mais eventos e ações que ajudassem a prevenir acidentes de trabalho, por isso foi fundada em 1941 a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), e a partir dela foi desenvolvidos diversos projetos que com o objetivo de evitar ao máximo que os empregados sofram acidentes durante o trabalho ou desenvolvam doenças ocupacionais.

Leia Também: Quais Empresas Devem Constituir a CIPA?

Outra competência da CIPA é a de fiscalizar se todos os funcionários estão trabalhando adequadamente, e se estão com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ou de proteção coletiva (EPC), dependendo do tipo da empresa.

É a CIPA também que, junto com a SESMT, organiza a SIPAT, um dos eventos de segurança do trabalho mais importantes.

Como é a organização da CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assedio é uma comissão permanente, ou seja, as empresas devem mantê-la durante todo o ano, sendo que os seus componentes podem ser alterados conforme a sua necessidade.

A CIPA é composta por funcionários de diferentes setores e por representantes da empresa, que devem trabalhar juntos para prevenir acidentes de trabalho, e para fiscalizar se os funcionários estão trabalhando de acordo com as normas de segurança do trabalho.

Além disso, são os membros da CIPA que devem analisar, estudar e desenvolver projetos para melhorar as condições de trabalho promovendo um ambiente mais saudável e seguro.

Quais as atribuições da CIPA nas empresas?

Veja abaixo algumas atribuições que a Cipa desenvolve nas empresas:

  • Produção de jornais informativos que ficam expostos em locais estratégicos das empresas. Nesses informativos estão presentes diversas dicas de segurança do trabalho, sobre bem estar no trabalho, melhorar hábitos alimentares e outras coisas que promovam mais segurança e bem estar dos empregados.
  • Promover campanhas de combate ao alcoolismo, campanhas que promovam a equidade do trabalho, que combatam o assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho, além de campanhas que alertem sobre doenças, e prevenção de doenças sexuais e como se proteger, entre outros temas de interesse geral.
  • Estudar o ambiente de trabalho e promover a resolução dos problemas que levam a acidentes de trabalho como falta de equipamentos de segurança, a falta de sinalização e alerta de perigos, além de promover treinamento adequado para que os próprios empregados saibam como se proteger de acidentes.
  • Realizar a SIPAT, com palestras, cursos, dinâmicas e outras atividades que alertem os funcionários sobre os acidentes que podem ocorrer no trabalho.
  • A CIPA também pode ser a responsável por organizar festas e confraternização entre setores e da empresa no geral. Tudo isso com objetivo de promover aos empregados das empresas um local mais saudável, tanto fisicamente, quanto mentalmente.

O que é SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um dos eventos mais importantes que a CIPA realiza, ele acontece uma vez por ano e tem a duração de uma semana.

Durante os dias do evento os funcionários são liberados, alternadamente, para poder participar das atividades da SIPAT.

Eles têm a oportunidade de participarem de palestras com especialistas em segurança do trabalho e em saúde ocupacional, além de gincanas, e atividades dinâmicas de grupo para promover um melhor ambiente de trabalho.

A SIPAT é organizada pela CIPA em parceria com o SESMT e tem como o principal objetivo promover a conscientização sobre a importância de evitar os acidentes de trabalho e mostrar como prevenir também as doenças ocupacionais.

O que é SESMT

O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) foi criado para trabalhar em conjunto com a CIPA na promoção de um local de trabalho mais seguro.

O SESMT é composto por profissionais da saúde, como médicos ocupacionais, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, e por profissionais da área técnica como engenheiros do trabalho e técnicos de Segurança do Trabalho.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

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